Tempo: Sul tem geadas com mínimas abaixo de zero e danos no milho e trigo; frio continua neste início de semana

Publicado em 27/08/2018 10:16 e atualizado em 28/08/2018 11:53
3247 exibições

LOGO nalogo

Conforme previsto, o frio foi intenso no final de semana em diversas áreas do Sul do país. Diversas cidades dos três estados da região tiveram mínimas abaixo de zero e geadas foram registradas em localidades produtoras de milho e trigo, inclusive, com relatos de danos pontuais em algumas regiões produtivas. As mínimas ainda devem seguir baixas nesta segunda-feira (27).

De acordo com medições do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), das dez cidades com as menores mínimas em todo o Brasil ontem (26), todas são da região Sul. As cinco primeiras são: São Joaquim (SC): -3,7°C, General Carneiro (PR): -3,0°C, Bom Jesus (RS): -2,8°C, São José dos Ausentes (RS): -2,7°C e Rancho Queimado (SC): -2,0°C.

O último domingo pode ser considerado, segundo a Climatempo, um dos mais frios do ano no Sul do país. A cidade de Urupema (SC) registrou -5,4°C. "Temperaturas abaixo de 0°C foram registradas em várias regiões dos três estados, o que permitiu a ocorrência de geada em amplas áreas, e até com forte intensidade em todos os estados", explica.

Veja o mapa com a previsão de temperatura mínima para até 66 horas (28/08 a 30/08) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de temperatura mínima para até 66 horas (28/08 a 30/08) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Imagens feitas por produtores no final de semana mostram que lavouras de milho e trigo foram atingidas por geadas. Produtores devem continuar atentos porque o frio deve continuar sobre o Sul. "A Região Sul do Brasil continua gelada nesta segunda-feira, 27 de agosto, tendo um dia típico de inverno, com muito sol e ar bastante seco", diz a empresa meteorológica.

Veja mais:
» Geadas atingem 30% das lavouras de trigo em Coronel Vivida (PR) e clima segue no radar

» Trigo: Prejuízos ainda serão avaliados após a ocorrência de geadas na região de Santa Rosa (RS)

Registro de geada no último domingo (26) em Santo Ângelo (RS) - Foto: Reprodução/ Redes Sociais Registro de geada no último domingo (26) em Santo Ângelo (RS) - Foto: Reprodução/ Redes Sociais Registro de geada no último domingo (26) em Tucunduva (RS) - Foto: Reprodução/ Redes sociaisRegistro de geada no último domingo (26) em Tucunduva (RS) - Foto: Reprodução/ Redes sociais Registro de geada no último domingo (26) em Tucunduva (RS) - Foto: Reprodução/ Redes sociais

As temperaturas podem continuar abaixo de zero e geadas voltam a se formar em várias áreas dos três estados neste início de semana, mas a condição vai se amenizando. "O afastamento do centro da massa de frio facilita o aquecimento do ar. Assim, a temperatura na tarde da segunda-feira, 27, já se eleva muito mais do que no domingo e a madrugada da terça-feira, 28, já não terá frio congelante".

Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, havia adiantado ao Notícias Agrícolas a possibilidade de geadas em áreas do Sul com o avanço da massa de ar frio. O fenômeno, inclusive, adentra o país, aumentando a pressão e trazendo condição de declínio da temperatura para o centro-sul do Mato Grosso e de Goiás e áreas do Sudeste.

Veja mais:
» Inmet alerta para geadas de moderadas a fortes neste final de semana para RS, SC e Sul do PR

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 57 horas (28/08 a 29/08) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 57 horas (28/08 a 29/08) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Depois do frio, uma nova frente fria deve avançar já na quarta-feira (28) sobre o Sul e deve voltar a chover no Rio Grande do Sul. A semana termina com pancadas de chuva em grande parte da região, segundo a Climatempo. Ainda nesta segunda-feira, segundo o Inmet, baixa umidade deve ser registrada na Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. O Espírito Santo deve ter declínio de temperatura.

Geada em Nueva Esperanza - Paraguay. Envio de Solange Tramontin
Geada em Nueva Esperanza - Paraguay. Envio de Solange Tramontin

Lavoura após geada em Coronel Bicaco (RS). Envio André Gobbi.
Lavoura após geada em Coronel Bicaco (RS). Envio André Gobbi.

Lavoura após geada em Coronel Bicaco (RS). Envio André Gobbi.
Lavoura após geada em Coronel Bicaco (RS). Envio André Gobbi.

Estragos causados por raio na Fazenda Jaboticabal da família De Carli em Coronel Vivida (PR). Envio de Helio de Carli.
Estragos causados por raio na Fazenda Jaboticabal da família De Carli em Coronel Vivida (PR). Envio de Helio de Carli.

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

2 comentários

  • Juarez Luiz Reffatti novo machado - RS

    Essas fotos são minhas

    1
  • J.j. Silva São João Nepomuceno - MG

    o tempo está um pouco diferente em relação ao ano passado

    0