Sudeste dos EUA se prepara para "dias" de inundações do furacão Florence

Publicado em 11/09/2018 16:34

LOGO REUTERS

Por Anna Driver

HOLDEN BEACH, Estados Unidos (Reuters) - O poderoso furacão Florence ameaça provocar "dias e mais dias" de chuvas e inundações possivelmente fatais no litoral sudeste dos Estados Unidos, alertou o governador da Carolina do Norte nesta terça-feira, quando cerca de um milhão de pessoas receberam ordens de sair de casa.

A tempestade pode atingir a costa da Carolina do Sul e da Carolina do Norte com ventos de 215 quilômetros por hora e ondas enormes quando chegar ao continente na sexta-feira, e suas chuvas farão estragos terra adentro, alertou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) de Miami.

A tempestade está ficando cada vez maior e mais bem organizada, e deve continuar ganhando força no próximo dia ou dois, disse o NHC.

"Esta tempestade é um monstro", disse o governador da Carolina do Norte, Roy Cooper, em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira. "É um furacão extremamente perigoso, histórico, que ameaça vidas... a previsão mostra o Florence parando sobre a Carolina do Norte e provocando dias e mais dias de chuva".

Cooper e suas contrapartes das vizinhas Carolina do Sul e Virgínia ordenaram que cerca de um milhão de pessoas deixem suas casas no litoral, inclusive nas ilhas da barreira de Outer Banks. Autoridades da Carolina do Sul reverteram o fluxo do tráfego de algumas rodovias para que todas as grandes estradas levem as pessoas para longe do mar de forma a agilizar a retirada.

Abrigos estão sendo montados na área para acolher aqueles que não puderem se retirar. O furacão, que se move lentamente e é o mais intenso a ameaçar o território norte-americano neste ano, estava classificado como tempestade de Categoria 4 na escala Saffir-Simpson de cinco graus e localizado cerca de 1.360 quilômetros a leste-sudeste do Cabo do Medo, na Carolina do Norte, às 13h30 locais, segundo o NHC.

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou declarações de emergência nesta terça-feira para a Carolina do Sul e a Carolina do Norte, liberando verbas e recursos federais para a reação à tempestade. Autoridades declararam estados de emergência nas duas Carolinas, na Virgínia, em Maryland e no distrito de Colúmbia.

Além de inundar o litoral com marés de tempestade de até 3,7 metros de altura atiçadas pelo vento, o Florence pode levar de 51 a 76 centímetros de chuva a alguns locais, disseram meteorologistas.

    "Esta tempestade atingirá diretamente nossa costa", disse Jeff Byard, administrador associado de reação e recuperação da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências. "Estamos nos preparando para uma devastação".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário