Tempo: Sul do Brasil volta a ter chuvas fortes nesta 4ª feira com alerta de tempestades nos três estados da região

Publicado em 17/10/2018 11:44

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quarta-feira (17) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quarta-feira (17) - Fonte: Inmet

A região Sul do Brasil volta a ter instabilidades e alerta de tempestades nos três estados durante esta quarta-feira (17), segundo alerta o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão favorecem a maior umidade.

Segundo o Inmet, são esperadas durante todo o dia tempestades em áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, principalmente na divisa com a Argentina e Uruguai. A chuva fica entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo.

Com a condição de instabilidade mais intensa, segundo o instituto, pode haver risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Produtores na região devem estar atentos com as chuvas, já que lavouras na região estão em desenvolvimento.

Veja o mapa das áreas com previsão de tempestade nesta 4ª feira:

Mapa das áreas com previsão de tempestade nesta 4ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Campanha, Oeste Catarinense, Depressão Central, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Central Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (18/10 a 20/10) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (18/10 a 20/10) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

A trégua das chuvas durou poucos dias no Sul. Agora, segundo a Climatempo, as áreas de instabilidade são associadas a um sistema de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o Norte da Argentina e se espalham pelo Centro-oeste do Paraná e de Santa Catarina e pelo Noroeste do Rio Grande do Sul.

As chuvas fortes sobre essas localidades podem ocorrer a qualquer hora do dia. "As pancadas de chuva poderão começar logo cedo e acontecem a qualquer hora do dia", ressalta a empresa meteorológica. Também são esperadas tempestades durante o dia em algumas áreas do Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Os próximos dias ainda devem ser de bastante chuva na região Sul. "Outra frente fria está prevista para chegar ao Sul na quinta-feira (18) e juntamente com a formação de mais áreas de instabilidade, permanece o alerta para temporais, especialmente sobre o oeste dos estados. A tendência é de tempo fechado e temporais", diz a Climatempo.

Apesar dos temporais poderem atrapalhar pontualmente os trabalhos de plantio no Sul, a Climatempo acredita que as precipitações devem contribuir para que os solos se mantenham com bons níveis de umidade com favorecimento tanto para a continuidade do plantio da soja e do milho 1ª safra, quanto o desenvolvimento das lavouras.

Ainda segundo o Inmet, também é prevista nesta quarta-feira chuvas intensas em áreas da Bahia e Piauí.

Veja o mapa das áreas com a precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:

Mapa das áreas com a precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário