Tempo: Frente fria avança sobre a região Sul neste início de semana e causa chuvas em áreas do RS nesta 2ª

Publicado em 22/10/2018 09:33 e atualizado em 22/10/2018 10:51

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta segunda-feira (22) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta segunda-feira (22) - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

Após queda de temperatura e condição mais seca no final de semana, uma frente fria avança em direção ao Sul do Brasil e favorece instabilidades. Com isso, segundo a Climatempo, são esperadas chuvas no Centro-Sul, no Leste, no Oeste e no Noroeste do Rio Grande do Sul durante esta segunda-feira (22). As nebulosidades aumentam na região nos próximos dias e atingem outros estados.

Enquanto aumentam as instabilidades no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, a massa de ar seco polar, em aquecimento, predomina e deixa o tempo ensolarado, de acordo com a empresa meteorológica. Nessas regiões, o dia começa frio, mas logo cedo o tempo abre e à tarde esquenta. No interior, faz calor e a umidade diminui.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (23/10 a 25/10) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (23/10 a 25/10) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), havia adiantado em entrevista ao Notícias Agrícolas essa condição mais seca nos últimos dias no Sul, o que poderia abrir uma janela de oportunidade para aqueles produtores que ainda não realizaram o plantio da safra de verão.

No final da semana passada, segundo a meteorologista, houve uma mudança significativa nos padrões climáticos, principalmente ao Norte do país. Além do Matopiba, a região Central também recebeu chuvas, embora estas fossem mais irregulares no Mato Grosso. A região Sul e Sudeste teve bons volumes.

Apesar de as chuvas fortes na região Central atrapalharem pontualmente os trabalhos de plantio da safra de verão, que ainda ocorrem em alguns estados, as precipitações recentes foram bastante irregulares. Ao mesmo tempo, contribuíram para a umidade no solo com favorecimento para o plantio e desenvolvimento das plantas. 

Veja o mapa das áreas com a precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:

Mapa das áreas com a precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Na região Sul do país, a chuva aumenta ao longo dos próximos dias e atinge os outros estados. "Na terça e na quarta-feira, as áreas de instabilidade associadas ao sistema frontal e a formação e ao deslocamento de um sistema de baixa pressão atmosférica se intensificam e espalham por praticamente todo o Sul do país", disse a Climatempo.

De acordo com a empresa meteorológica, a previsão é de que chova em todos os estados e a temperatura tende a cair. "A chuva mais intensa e volumosa ocorre entre Santa Catarina e o Paraná. E até o final da semana o tempo fica úmido e instável na maior parte da região", destacou a Climatempo.

Mapas estendidos do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, mostram a tendência de chuvas mais concentradas sobre a faixa Central do país entre os dias 22 a 30 de outubro. Entre 30 de outubro e 7 de novembro, uma condição mais úmida toma diversas áreas Centrais e mais ao Norte e Nordeste do país.

Veja o mapa com a precipitação acumulada para o período de 22 de outubro 07 de novembro:

Mapa com a precipitação acumulada para o período de 22 de outubro 07 de novembro - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Colheita de trigo em Vista Alegre (RS). Envio de André Dias
Colheita de trigo em Vista Alegre (RS). Envio de André Dias

Colheita de trigo propriedade Elias Bonafe em Palmitinho (RS). Envio de André Dias
Colheita de trigo propriedade Elias Bonafe em Palmitinho (RS). Envio de André Dias

Trigo do produtor Moises Bucchi em Liberato Salzano (RS). Envio de Luis Antonio Ascoli.
Trigo do produtor Moises Bucchi em Liberato Salzano (RS). Envio de Luis Antonio Ascoli.

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário