Tempo: Tendência aponta chuvas na maior parte do Brasil pelo menos até início de dezembro; atenção com ferrugem asiática

Publicado em 22/11/2018 10:08

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quinta-feira (22) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quinta-feira (22) - Fonte: Inmet

Áreas da faixa Centro-Norte do país seguem com instabilidades, conforme mostram imagens de satélite. Altos volumes já foram registrados nos últimos dias, principalmente sobre a área central. A tendência é de que chuvas ocorram pela região pelo menos até o início de dezembro, o que aumenta as preocupações com doenças.

O estado do Paraná está em alerta com a ferrugem asiática nesses últimos dias. De acordo com o modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a partir do final de semana, chuvas também voltam a ocorrer no estado, reascendendo a preocupação dos produtores paranaenses de soja.

"A tendencia é que comece a chover de forma intensa a partir de amanhã no estado paranaense, mas no domingo o sistema avança para o Sudeste. Depois, somente no início de dezembro é que volta a chover. Então os produtores ainda terão um tempo para os tratos culturais", afirma a chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, Morgana Almeida.

Segundo a Climatempo, nesta quinta-feira, uma nova frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul e deixa o tempo instável. Depois, entre sexta e domingo, ela chega a outros estados. "Este sistema será responsável por deixar o tempo instável e chuvoso em todo o Centro-Oeste, Sudeste e ao longo da semana que vem no Matopiba", informou.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (23/11 a 25/11) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (23/11 a 25/11) em todo o Brasil - ​Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

De acordo com modelos estendidos do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, quase toda a faixa Centro-Norte também terá altos volumes entre 22 e 30 de novembro. Depois, as precipitações se concentram mais na região Norte do país, segundo o órgão.

Pelo menos até o dia 08 de dezembro a tendência é de bons volumes sobre o Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. A região Sul, no entanto, tende a ser a menos favorecida pelas precipitações indicadas no decorrer dos próximos dias. A umidade no país eleva os níveis de água no solo, mas eleva as preocupações com doenças.

"E esse tempo úmido tem proporcionado um aumento no número de focos de doenças, o que deixa os produtores em alerta. Além disso, esse maior número de dias com baixos índices de radiação solar, já começa a trazer uma certa apreensão, visto que tal condição poderá afetar o potencial produtivo das lavouras", noticiou a Climatempo.

Veja o mapa com a precipitação acumulada para o período de 22 de novembro até 08 de dezembro:

Mapa com a precipitação acumulada para o período de 22 de novembro até 08 de dezembro - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Apenas problemas pontuais foram registrados nos últimos dias com o plantio da soja brasileira. No Mato Grosso, maior estado produtor, o índice está em 99,37% da área, segundo o Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) e no Paraná registram 95%, segundo o Deral (Departamento de Economia Rural).

"Já na reta final, a semeadura de soja em MT alcançou o total de 99,37% da área, representando um avanço semanal de 3,12 p.p. Se comparado ao observado no mesmo período na safra passada, este avanço é de 8,64 p.p.", informou em nota o Imea. Por outro lado, a preocupação com doenças aumentou.

Em entrevista ao Notícias Agrícolas, diretor geral da Embrapa Soja, José Renato Farias, comentou sobre os problemas sobre a ferrugem asiática no país. Ele avalia que a antecipação da semeadura, que inicia em setembro em algumas regiões e se estende até dezembro, pode ser um problema capaz de disseminar a doença, já que a extensão de tempo de plantio pode aumentar a multiplicação do fungo e a seleção dos organismos mais resistentes.

Atualização feita nesta terça-feira (20) com 169 pontos de coleta e 24 pontos com presença de esporos (Palotina, Nova Santa Rosa, Terra Roxa, Marechal Candido Rondon, Mercedes,  Santa Helena, Guairá, Quatro Pontes, Toledo (3), São José das Palmeiras, Entre Rios do Oeste, Ouro Verde do Oeste, Renascença, Mariópolis, Pato Branco (2), Vitorino, Ibiporã, Primeiro de Maio e Alvorada do Sul (3).

Ferrugem

Veja mais:
» Estamos à beira de uma epidemia de ferrugem, mas os produtores não acreditam

De acordo com dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as precipitações acumuladas nos últimos cinco dias foram expressivas na faixa central do Brasil. Áreas do Centro-Oeste têm até cerca de 100 milímetros no período, enquanto que localidades do Sul, registraram até 125 milímetros.

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 5 dias em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada nos últimos 5 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Soja em Riolandia (SP). Envio do Engenheiro Agrônomo Jorge Fernando.
Soja em Riolandia (SP). Envio do Engenheiro Agrônomo Jorge Fernando.

Lavoura em San Alberto - Paraguay. Envio de Josias Matos
Lavoura em San Alberto - Paraguay. Envio de Josias Matos​

Lavoura de milho no município de Paraíso (SC).
Lavoura de milho no município de Paraíso (SC).​

Plantio de Soja na Granja Agropecuária Scherer em Santo Antônio das Missões (RS). Envio Técnico Agrícola Rogério José Mengarda.
Plantio de Soja na Granja Agropecuária Scherer em Santo Antônio das Missões (RS). Envio Técnico Agrícola Rogério José Mengarda.​

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário