Tempo: Instabilidades avançam sobre o Sul e áreas do RS, SC e PR têm alerta de tempestade nesta 6ª

Publicado em 14/12/2018 10:15

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta sexta-feira (14) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta sexta-feira (14) - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

Instabilidades tomam conta da região Sul do Brasil nesta sexta-feira (14) e provocam tempestades em áreas dos três estados da região. Diversas cidades produtoras do Paraná estão sem chuvas há dias, mas as precipitações de hoje ainda serão fracas e não chegarão até o Norte e Noroeste do estado.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), há alerta nesta sexta-feira e sábado (15) de tempestade no Centro-Sul do Rio Grande do Sul, com chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo.

Com a condição, segundo o instituto meteorológico, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Áreas do extremo Sul gaúcho já haviam recebido chuvas volumosas nos últimos dias.

Veja o mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 6ª feira:

Mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 6ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Campanha, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Missões, Litoral Gaúcho

Também chove forte na metade Norte do Rio Grande do Sul e em áreas litorâneas, no Leste, de Santa Catarina e Paraná. É prevista chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Há riscos de danos na cidade e campo.

Veja o mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 6ª feira:

Mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 6ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Planalto Norte Catarinense, Campanha, Metropolitana De Curitiba, Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Litoral Paranaense, Sul Paranaense, Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense, Litoral Norte Catarinense

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (14/12 a 20/12) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (14/12 a 20/12) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Apesar do aumento das instabilidades na região Sul, cidades produtoras do Norte e Noroeste do Paraná, registram danos pontuais em lavouras de soja. Essas localidades ainda não serão beneficiadas pelas precipitações de hoje e amanhã. Podem ocorrer pancadas de chuva nessas áreas, mas precipitações volumosas retornam apenas na semana do Natal.

Em entrevista aoNotícias Agrícolas nesta terça-feira, Luiz Renato Lazinski, meteorologista do Inmet, disse que um bloqueio atmosférico impede o avanço de frentes frias pelo país. Com isso, a condição de tempo mais seco e quente ainda deve agravar mais a situação das lavouras.

"Nós estamos com um período de mais de 20, 30 dias em algumas áreas sem chuvas, desde meados de novembro. Aquele pessoal que plantou aquela soja muito cedo, algumas áreas do Oeste e do Norte do Paraná, por exemplo, a soja já começa a florescer pega uma fase crítica", disse Lazinski. O meteorologista pondera que veranicos ocorrem nesta época do ano, mas este está prolongado.

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 15 dias em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada nos últimos 15 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Segundo levantamento feito pela Reuters, nos últimas 15 dias, os acumulados de chuva ficaram abaixo da média em praticamente todo o estado. Apesar das instabilidades, o calor ainda deve predominar no Sul. "A partir do fim de semana a temperatura começa a cair um pouco em relação a esta semana na região, e novos recordes já não devem ocorrer", informou a Somar Meteorologia.

As maiores temperaturas no país ontem foram registradas no Sudeste e Nordeste. No Sul, das cinco maiores temperaturas registradas em toda a região Sul apenas uma não está no Paraná. São elas: Paranapoema (PR): 36,1°C, Diamante do Norte (PR): 35,9°C, São Vicente do Sul (RS): 35,6°C, Joaquim Távora (PR): 35,5°C e Cidade Gaúcha (PR): 35,5°C.

Veja o mapa de água disponível no solo em todo o Brasil:

Mapa das áreas com a água disponível no solo em todo o Brasil - Fonte: Climatempo
Fonte: Climatempo

Segundo modelos estendidos do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), as precipitações ficarão concentradas sobre o Norte e partes do Sudeste e extremo Sul de 14 a 22 de dezembro. De 22 a 30 desse mês, os acumulados seguem nessa faixa, mas aparecem com mais força no extremo Norte do país e avança mais ao centro da região Sul e Sudeste.

Ainda nesta sexta-feira, segundo Inmet, também são previstas chuvas intensas em áreas de Minas Gerais.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 13 de dezembro até 29 de dezembro:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 14 de dezembro até 30 de dezembro - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Soja danificada em Terra Roxa (PR). Envio de Vinícius Zaura
Soja danificada em Terra Roxa (PR). Envio de Vinícius Zaura

Soja Brasmax Raio em São Vicente do Sul (RS). Envio de Douglas Guarienti
Soja Brasmax Raio em São Vicente do Sul (RS). Envio de Douglas Guarienti​

Lavoura com bom desenvolvimento em Caseiros (RS). Envio do proprietário Anderson Vizentin
Lavoura com bom desenvolvimento em Caseiros (RS). Envio do proprietário Anderson Vizentin

Soja em excelente condições em Prudentópolis (PR). Envio do técnico em agropecuária Leandro Volianuk
Soja em excelente condições em Prudentópolis (PR). Envio do técnico em agropecuária Leandro Volianuk​

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Wilkyn Fernandes Lages - SC

    Pois é pessoal, aqui em santa catarina na região da serra a chuva está sendo todo dia. Quente, um pouco abafado, céu misto. Boas chuvas aqui.

    2
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Pois é Wilkyn..a 150 km de você..descendo a serra da santa.. no alto vale do Itajaí esta tudo seco..

      0