Grupo Climatempo e StormGeo se unem para criar líder latino-americana em inteligência climática

Publicado em 18/02/2019 14:14 e atualizado em 18/02/2019 14:45
517 exibições
Empresa norueguesa passa a ter 51% do capital da Climatempo; Carlos Magno, fundador e presidente do Grupo, segue à frente do negócio como CEO


 O Grupo Climatempo, líder em serviços de meteorologia no Brasil, e a StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão, assinaram hoje uma parceria estratégica na qual a empresa norueguesa adquire 51% da Climatempo. Carlos Magno do Nascimento, fundador e presidente do Grupo Climatempo, permanece no comando da empresa como CEO.
 
A transação completa a transformação da Climatempo que, nos últimos anos, expandiu seu foco para o consumidor final em vários segmentos, apostando na inovação e em tecnologia. Unindo-se à StormGeo, a Climatempo ganha acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo serviços e soluções focados nos setores de energia e energia renovável.
 
A presença global da StormGeo possibilita a expansão do network da Climatempo e permite que a empresa atenda ainda melhor seus clientes nacionais e internacionais. Ao mesmo tempo, a aliança faz com que a StormGeo amplie seu alcance na região. Combinando forças, as duas companhias estarão posicionadas de forma única para fornecer inteligência meteorológica inovadora não apenas para o Brasil, mas para toda a América Latina.
 
“A parceria com a Climatempo nos permite ampliar substancialmente nossa posição competitiva no Brasil e na América Latina. Como 8ª maior economia do mundo, o país oferece excelentes oportunidades de crescimento em uma variedade de setores industriais, em particular na agricultura e na energia. Estamos particularmente entusiasmados com o Agroclima PRO da Climatempo, que oferece apoio personalizado à decisão dos agricultores – um serviço pioneiro no mercado brasileiro”, afirma Per-Olof Schroeder, CEO da StormGeo.
 
Para Carlos Magno, a parceria posiciona a Climatempo como forte competidora global em meteorologia. “Esse acordo representa um imenso ganho de tecnologia. Soluções em inteligência artificial são cada vez mais fundamentais em qualquer setor e na meteorologia não é diferente. Cada vez mais nosso segmento exige altos investimentos em inovações tecnológicas para melhorar a competitividade. Agora, ao lado da StormGeo, estamos prontos para dar um salto ainda maior”, afirma.
 
Com essa parceria, a StormGeo também adquire 30% da TV Climatempo, o que atende ao limite constitucional de investimento estrangeiro em grupos de comunicação. A TV Climatempo é o único canal brasileiro de meteorologia em rede nacional, com programação voltada para previsões climáticas e conteúdo socioeducativo na área de meio ambiente, turismo, agricultura e lazer.
 
A BRG Capital atuou como consultora financeira da Climatempo na transação.

NOTA

Caro parceiro,

Tenho o imenso prazer de compartilhar uma notícia que coloca a CLIMATEMPO em um novo patamar no desenvolvimento de produtos e soluções em tecnologia meteorológica para os mais diversos setores da economia. Concluímos um acordo histórico com uma das principais empresas globais do setor. A partir desta data, a STORMGEO, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão, passa a ser parceira estratégica do Grupo, adquirindo 51% da CLIMATEMPO. A STORMGEO também passa a ter 30% de participação acionária na TV CLIMATEMPO. Eu seguirei como CEO para conduzir essa nova fase da empresa.

A transação completa um período de transformação da CLIMATEMPO, uma empresa que está no mercado há mais de 30 anos e que se tornou a maior referência em companhias de meteorologia privada do Brasil, além de pioneira no segmento. Desde o início, a tecnologia e a inovação foram os pilares que diferenciaram e destacaram o grupo. A aliança com a STORMGEO chega para reforçar essa busca incessante por inovações, possibilitando o acesso a novos produtos e serviços.

Com a parceria, o GRUPO CLIMATEMPO vai poder atender as necessidades de seus clientes nacionais e internacionais de maneira ainda mais assertiva e com um portfólio de soluções muito mais completo. Combinando forças, as duas companhias estarão posicionadas de forma singular para fornecer inteligência meteorológica inovadora não apenas para o Brasil, mas para toda a América Latina.

Fiz questão de comunicar a você estes fatos em primeira mão em razão de nosso sólido relacionamento. Tenho certeza de que essa parceria prenuncia dias mais prósperos para todos nós. Nosso papel é trabalhar pelo desenvolvimento do país, contribuindo com o que há de mais atual em tecnologia meteorológica para colocar o Brasil como pioneiro nos mais diversos setores da economia. Esse é e continuará sendo o nosso maior foco.

Um grande abraço,

Carlos Magno

São Paulo, 18 de fevereiro de 2019

CEO do Grupo Climatempo

Fonte: Climatempo

1 comentário

  • Marco Jusevicius -

    O título da notícia está um tanto desalinhado do fato, pois não houve união de empresas ou parceria e sim a aquisição da Climatempo pela Stormgeo. Falar em parceria estratégica é só um termo protocolar para siituação. O que a Stormgeo deve ter avaliado é o portfolio de clientes da empresa, seu posicionamento no mercado (a própria Stormgeo tinha tentado entrar no mercado nacional sem muito sucesso anteriormente) e, principalmente, o valor da marca Climatempo no mercado nacional. O que deve ser acompanhado é o qual o rumo que o novo controlador da Climatempo dará a empresa.

    0
    • KIERAN NASHRIO DE JANEIRO - RJ

      Obrigado por seus comentários mas eles não são totalmente precisos. A Climatempo é uma empresa e parceiro tremenda. A StormGeo foi estabelecida como uma empresa brasileira nos últimos 7 anos e se tornou a maior provedora de previsão de petróleo e gás offshore através do crescimento orgânico. O casamento trará tremendos benefícios para empresas e consumidores que merecem o melhor das ferramentas e servcios de gerenciamento de riscos climáticos.

      1