Tempo: Áreas de SP, MT e MG em alerta para chuvas fortes durante esta 5ª feira

Publicado em 21/02/2019 10:28

​Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quinta-feira (21) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quinta-feira (21) - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

A Climatempo destaca que o clima típico de verão irá predominar nesta quinta-feira (21). O mês de fevereiro trouxe chuvas mais regulares para a maior parte do cinturão produtivo brasileiro. No dia, áreas de São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais receberão boas chuvas.

Imagens de satélite do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) apontam instabilidades nesta quinta sobre a maior parte da faixa Centro-Norte do país. No entanto, o alerta de chuvas mais intensas vai para áreas mais centrais do país, do Centro-Oeste ao Sudeste.

"O calor e a alta umidade do ar favorecem o aumento de nuvens e chuva a qualquer hora do dia na maior parte da Região Centro-Oeste", destaca a Climatempo. O Norte de Mato Grosso será uma das áreas que mais receberão chuvas nesta quinta-feira.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (22/02 a 28/02) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (22/02 a 28/02) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

São previstas nessas áreas temporais com rajadas de vento de até 80 km/h. "Nas demais áreas do estado, o sol aparece, faz calor e à partir da tarde as nuvens aumentam e ocorrem pancadas de chuva de forma isolada que podem ser fortes".

Nas demais áreas da região Centro-Oeste, segundo a empresa meteorológica, o calor e a umidade em conjunto com um cavado, sistema com ventos circulando em médios níveis da atmosfera, favorecem as nebulosidades com ocorrência de chuvas de moderada a forte intensidade.

Nos últimos dias, boas chuvas atingiram áreas da região Centro-Oeste, conforme apontam mapas de precipitação acumulada. Algumas áreas tiveram acumulados próximos de 100 milímetros em apenas um dia. Nos próximos dias, o clima típico de verão deve continuar.

Veja o mapa de previsão de precipitação acumulada nos próximos 7 dias em todo o Brasil:

Mapa de previsão de precipitação acumulada nos próximos 7 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Nos próximos sete dias, segundo mapas de precipitação acumulada do Inmet, as chuvas seguirão sobre a maior parte do Brasil, com altos acumulados em áreas do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e localidades da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Também são esperadas chuvas intensas sobre a maior parte do estado de Minas Gerais. O Inmet emitiu alerta para toda esta quinta-feira, com acumulados entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h). São baixos os riscos de danos.

Veja o mapa das áreas com alerta de chuvas intensas nesta 5ª feira:

Mapa das áreas com alerta de chuvas intensas nesta 5ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O estado de São Paulo também fica em alerta para temporais e ventania nesta quinta-feira com circulação de ventos forçando a concentração de umidade e nuvens de chuva. Além da região metropolitana, todo o litoral e o interior paulista também terão muita nebulosidade.

"O tempo mudou em São Paulo e o céu permanece com muitas nebulosidades ao longo do dia. Hoje, o sol aparece pouco, sempre junto de muitas nuvens e a chuva pode acontecer a qualquer hora. De manhã a chuva é mais fraca e isolada, mas a partir da tarde deve se intensificar", disse a Climatempo.

Na quarta-feira (20), um temporal atingiu a cidade de Franca (SP), deixando ruas e avenidas alagadas. Segundo informações do site G1, com base em levantamento da prefeitura, houve estragos em asfalto, carros e uma família ficou desabrigada.

Leia mais:
» Córregos transbordam e alagam ruas e avenidas após temporal em Franca, SP

» Clique e veja mais informações a página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário