Tempo: Alerta de tempestades com ventos fortes e queda de granizo no RS, SC e PR nesta 2ª feira

Publicado em 25/02/2019 11:18

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta segunda-feira (25) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta segunda-feira (25) - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

Instabilidades se intensificaram nesta segunda-feira (25) sobre áreas da região Sul do Brasil. Áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul devem ficar em alerta para tempestades durante o dia, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Em quase todo o Sul do país, segundo o instituto meteorológico, são esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Há riscos de danos com as precipitações na cidade e campo.

Veja o mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 2ª feira:

Mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 2ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Planalto Norte Catarinense, Campanha, Metropolitana De Curitiba, Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Central Paranaense, Litoral Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense, Litoral Norte Catarinense

Ainda segundo imagens de satélite do Inmet, nesta segunda-feira, instabilidades também estão presentes sobre áreas da região Centro-Norte do país. Pontos isolados do Norte e Nordeste do Brasil podem receber chuvas fortes ao longo do dia.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (26/02 a 04/03) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (26/02 a 04/03) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

De acordo com o modelo Cosmo do Inmet, as instabilidades devem se concentrar sobre a região Sul do país nesta segunda-feira, mas se deslocam já a partir de amanhã (26) para áreas da região Sudeste do Brasil. O Centro-Oeste também será favorecido.

Ainda segundo o modelo numérico do instituto brasileiro, a maior parte do país deve receber chuvas nos próximos dias. Pelo menos até o início do mês de março boas chuvas são previstas para estados produtores da faixa central brasileira.

Nos últimos dias, boas chuvas já atingiram a maior parte do cinturão produtivo de grãos do Brasil, conforme mostram mapas de precipitação acumulada. Algumas áreas tiveram acumulados próximos de 100 milímetros em apenas um dia.

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 5 dias em todo o país:

Mapa de precipitação acumulada nos últimos 5 dias em todo o país - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

A agência de notícias Reuters destacou na semana passada que as chuvas dos últimos dias e a previsão de novas precipitações nos próximos dias ajudarão ao menos a estabilizar perdas registradas da soja na safra 2018/19 do Brasil.

Já a safrinha de milho tem sido favorecida com o clima. Em Mato Grosso, o plantio do cereal chega a 80,3%. Uma alta de quase 20% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária).

Leia mais:
» Chuvas estancam perdas na soja no Brasil e favorecem safras de milho e algodão

Nos próximos sete dias, segundo mapas de precipitação acumulada do Inmet, as chuvas se concentram sobre a maior parte do Brasil, com destaque para altos acumulados em áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do país.

Ainda vale atenção para as chuvas pouco volumosas em áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) no período.

Veja o mapa de previsão de precipitação acumulada nos próximos 7 dias em todo o Brasil:

Mapa de previsão de precipitação acumulada nos próximos 7 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Em uma previsão mais estendida, do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 25 de fevereiro até 05 de março, chuvas volumosas se concentram sobre a maior parte do país.

De 05 de fevereiro até 13 de março, as precipitações seguirão concentradas sobre a maior parte do Brasil, mas com menores intensidades do que no período anterior. Localidades do Matopiba terão uma condição mais seca no período.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 25 de fevereiro até 13 de março:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 25 de fevereiro até 13 de março - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

» Clique e veja mais informações a página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário