Argentina: geadas trouxeram danos para a soja em Buenos Aires e La Pampa

Publicado em 04/03/2019 10:28
2149 exibições

A Bolsa de Cereais e Produtos de Bahía Blanca realizou uma análise do impacto que as geadas do último dia 26 de fevereiro tiveram sobre amplas zonas de sua área de influência, no sudoeste e parte do sudeste de Buenos Aires, na Argentina. As geadas também geraram danos em setores de La Pampa.

Na soja, podem ser observados danos sobre a superfície foliar, aborto de flores em lotes de segunda etapa e perdas de vagens nos cultivares mais avançados.

O dano mais importante foi registrado nos partidos de Trenque Lauquen, Pellegrini, Salliqueló e Tres Lomas, na zona norte de sua área de influência com mais porcentagem de soja de segunda etapa.

Soja afetada por geadas na Argentina (Fonte: La Nación/Ganaderos Ar)

Soja afetada por geadas na Argentina (Fonte: La Nación/Ganaderos Ar)

Quanto à zona centro, "apesar de registrar uma menos proporção de cultivos de segunda etapa, a seca agravou o efeito das temperaturas abaixo de zero". Os partidos de Coronel Pringles, Coronel Suárez e Saavedra foram os mais castigados.

Segundo o boletim, a zona sul foi a menos afetada. Ali, os partidos com maiores danos foram Atreucó (La Pampa) por concentrar mais superfície de soja e Tornquist por conta das particularidades próprias do relevo.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte La Nación

Nenhum comentário