Tempo: Ciclone tropical pode se formar nos próximos dias entre a Bahia e Espírito Santo; meteorologistas em alerta

Publicado em 22/03/2019 11:00

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta sexta-feira (22) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta sexta-feira (22) - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

O tempo passou a ficar bastante instável nas últimas horas sobre áreas da região produtora do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) com o avanço de uma frente fria após dias de tempo firme. No entanto, os próximos dias ainda dever ser de muita chuva com a possibilidade de formação de um ciclone tropical.

O sistema pode se formar nos próximos dias entre os estados da Bahia e Espírito Santo. Nessas localidades, já há alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) de chuvas intensas e altos acumulados ao longo desta sexta-feira, mas com a possibilidade do ciclone a condição pode ser ficar severa.

"Devido à formação de um sistema de baixa pressão atmosférica de forte intensidade no litoral Sul da Bahia e Norte do Espírito Santo, bem como o aumento da temperatura das águas no Oceano Atlântico, há possibilidade dessa baixa pressão transformar-se em um ciclone tropical entre os dias 23 e 24 de março de 2019", disse o Inmet.

Veja a simulação da circulação do vento em superfície na costa do ES - modelo GFS:

Simulação da circulação do vento em superfície na costa do ES - modelo GFS - Fonte: Climatempo
Fonte: Climatempo

A Climatempo também tem acompanhado de perto a possibilidade de formação do ciclone, mas as características meteorológicas verificadas apontam que o evento poderia até ser nomeado. "... É preciso ficar claro que não existe nenhum ciclone, nenhuma tempestade, nenhum furacão", disse.

Ainda de acordo com a empresa meteorológica, o que há no momento são apenas indicações das simulações atmosféricas feitas por supercomputadores. Esses dados ainda precisam ser analisadas com muita cautela e reavaliadas todos os dias. A Climatempo irá monitorar detalhadamente a condição do tempo na região do ciclone.

"Formando ou não uma tempestade tropical, recebendo ou não um nome, esta baixa pressão atmosférica tem potencial para provocar grandes volumes de chuva, especialmente sobre o mar, além de ventos moderados a fortes que poderiam atingir também o Espírito Santo", disse a Climatempo.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (23/03 a 25/03) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (23/03 a 25/03) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Veja o mapa das áreas com alerta de chuvas intensas nesta 6ª feira:

Mapa das áreas com alerta de chuvas intensas nesta 6ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Chapada Diamantina, Nordeste Baiano, Norte Baiano, Sul Baiano, Recôncavo Baiano, São Francisco Baiano, Sudoeste Baiano

Em áreas mais ao Norte da Bahia e em quase todo o Espírito Santo, o alerta é de acumulado, com perigo potencial. "Chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco, informou o instituto meteorológico brasileiro.

Veja o mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva nesta 6ª feira:

Mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva nesta 6ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Sul E Cariri Cearense, Cariri E Seridó Paraibano, Sudeste Piauiense, Centro-Norte Piauiense, Sudoeste Piauiense, Norte Piauiense, Norte Cearense, Noroeste Cearense, Centrossul Cearense, Metropolitana De Fortaleza, Central Potiguar, Oeste Potiguar, Leste Potiguar, Agreste Potiguar, Sertao Paraibano, Agreste E Brejo Paraibano, Sao Francisco Pernambucano, Agreste Pernambucano, Sertao Alagoano, Agreste Alagoano, Leste Sergipano, Agreste Sergipano, Sertao Sergipano, Chapada Diamantina, Nordeste Baiano, Norte Baiano, Oeste Baiano, Recôncavo Baiano, Sertão Cearense, Jaguaribe Cearense, Sertão De Pajeú E Do Araripe Pernambucano, São Francisco Baiano

Veja o mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva nesta 6ª feira:

Mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva nesta 6ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Serrana Capixaba, Metropolitana De Vitória, Litoral Sul Capixaba, Rio Doce Capixaba, Centro-Oeste Capixaba, Nordeste Capixaba, Noroeste Capixaba

Mapas de precipitação acumulada das últimas 24 horas mostram que chuvas já foram registradas nas últimas horas nesses dois estados. "A previsão continua para chuvas intensas e ventos fortes no Sudeste da Bahia e rajadas de ventos fortes no Norte do Espírito Santo", complementa o instituto meteorológico.

Veja o mapa das áreas com precipitação acumulada nas últimas 24 horas:

Mapa das áreas com precipitação acumulada nas últimas 24 horas -  Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

A Climatempo explica que o mês de março é tipicamente marcado por formação de tempestades tropicais e subtropicais na costa brasileira por ser o fim do verão. Nesse momento, as áreas do oceano Atlântico Sul estão mais quentes. No verão de 2019, esse aquecimento havia ficado acima do normal e foi determinante para diversos eventos de chuva no litoral.

Ainda de acordo com o Inmet, nesta sexta-feira, também há alerta de acumulado de chuvas para áreas de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe. Também segue o aviso de declínio de temperatura no Sul.

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 22 até 30 de março, as chuvas mais volumosas caem sobre áreas da faixa Centro-Norte do país, incluindo áreas do Matopiba.

De 30 de março até 07 de abril, as precipitações ainda se concentram sobre áreas do Centro-Norte do Brasil, mas áreas do Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, com exceção de pontos isolados do Rio Grande do Sul, tem uma condição mais seca.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 21 de março até 29 de abril:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 21 de março até 29 de abril - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

» Clique e veja mais informações a página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário