Chuvas de monções devem ficar dentro da média neste ano na Índia

Publicado em 15/04/2019 11:36

LOGO REUTERS

Por Mayank Bhardwaj e Sudarshan Varadhan

NOVA DÉLHI (Reuters) - A Índia deve receber chuvas de monções dentro da média neste ano, informou o escritório meteorológico estatal nesta segunda-feira, o que deve apoiar a produção agrícola e o crescimento econômico na terceira maior economia da Ásia, onde metade das terras agrícolas carece de irrigação.

A temporada de chuvas de monções está prevista para atingir 96 por cento da média de longo prazo, disse o secretário do Ministério de Ciências da Terra, M. Rajeevan, em entrevista coletiva.

O Departamento Meteorológico da Índia (IMD, na sigla em inglês) define a precipitação como média, ou normal, quando alcança entre 96 e 104 por cento da média de 50 anos, de 89 centímetros para toda a temporada de quatro meses a partir de junho.

"No geral, espera-se que o país tenha um cenário bem distribuído de chuvas durante a temporada de monções de 2019, o que será benéfico para os agricultores do país durante a temporada de plantio de verão", disse o IMD em sua previsão.

A Skymet, a única agência privada de previsões meteorológicas do país, no início deste mês previu que as chuvas poderiam ficar abaixo do normal este ano.

As chuvas de monções, uma força vital para economia indiana de 2,6 trilhões de dólares, dependente da produção agrícola, chegam ao sul do Estado de Kerala por volta de 1º de junho e "deixam" o país pelo Estado do Rajastão em setembro.

(Reportagem adicional de Manoj Kumar em Nova Délhi e Rajendra Jadhav e Suvashree Choudhary em Mumbai)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário