Tempo: Mais um dia de fortes chuvas no Sul nesta 5ª com alerta de acumulados diários de até 100 mm

Publicado em 30/05/2019 11:21

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quarta-feira (30) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quinta-feira (30) - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

Dois sistemas na atmosfera estão próximos da região Sul do Brasil e deixarão o tempo ainda mais instável nas últimas horas. Chuvas volumosas já haviam sido registradas nos últimos dias, mas agora há alerta de acumulados diários que podem chegar aos 100 milímetros.

"Um sistema de baixa pressão atmosférica na costa da Região Sul e um sistema meteorológico chamado de cavado (circulação de ventos na baixa atmosfera nível de 850 hPa) vão favorecer a formação de nuvens muito carregadas sobre grande parte do Sul do Brasil", destaca a Climatempo.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (31/05 a 02/06) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (31/05 a 02/06) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

A previsão de chuvas fortes nesta quinta-feira (30) fez com que o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitisse vários alertas para áreas do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso Sul. Em algumas áreas há perigo potencial com acumulados de até 100 mm.

A condição mais severa de chuvas ocorre sobre áreas a maior parte da região Sul do país. "Chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco", informa o Inmet.

Veja o mapa com alerta de acumulado de chuva nesta 5ª feira:

Mapa com alerta de acumulado de chuva nesta 5ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Planalto Norte Catarinense, Metropolitana De Curitiba, Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Central Paranaense, Litoral Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense, Litoral Norte Catarinense

Para áreas mais ao Norte do estado do Paraná, o alerta é de perigo potencial com precipitações intensas. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", alerta o Inmet.

Veja o mapa das áreas com alerta de chuvas intensas nesta 5ª feira:

Mapa das áreas com alerta de chuvas intensas nesta 5ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Metropolitana De Curitiba, Central Paranaense, Litoral Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sul Paranaense

O mesmo aviso vale para áreas do Sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul, mas são previstas tempestades. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos".

Veja o mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 5ª feira:

Mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 5ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Leste Sul-Mato-Grossense, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Itapetininga, Sorocaba/Brangança Paulista, Vale Do Paraíba/Litoral Norte, Metropolitana De Sao Paulo, Litoral Sul/Baixada Santista/Vale Do Ribeira, Presidente Prudente/Marília/Assis, Sul E Sudoeste Sul-Mato-Grossense

As chuvas recentes sobre a região e agora a confirmação da continuidade delas deve atrapalhar ainda mais os trabalhos de colheita do milho safrinha no Sul e a colheita do café no Sudeste. Em Campo Mourão (PR), por exemplo, chove desde o final de semana e a colheita do cereal está paralisada.

Veja mais:
» Chuva atrapalha colheita do milho safrinha em Campo Mourão/PR e trabalhos devem se estender até final de julho

O Deral (Departamento de Economia Rural do Paraná) reportou na terça-feira (28) que a colheita do milho safrinha no estado estava em 5%, com 84% da safra em boa condição, 13% em média e 3% ruim. A colheita do café paranaense está em 35% e a de soja foi encerrada.

O mapa de precipitação acumulada das últimas 24 horas mostra que altos volumes de chuva já foram registrados sobre a região Sul. Os cinco maiores acumulados no país ontem (29) ocorreram em Castro (PR): 68,8 mm, Ivai (PR): 59,4 mm, Registro (SP): 57,0 mm, Campina da Lagoa (PR): 52,8 mm e Dois Vizinhos (PR): 51,8 mm.

Veja o mapa de precipitação acumulada das últimas 24 horas:

Mapa de precipitação acumulada das últimas 24 horas - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Além da paralisação no campo, as chuvas das últimas horas causaram estragos em cidades próximas da capital paranaense, Curitiba. Vinte bairros estão sem abastecimento de água e milhares de pessoas sem energia. O temporal nessas cidades causou queda de árvores, destelhamentos, alagamentos e deslizamentos.

Estragos por conta das chuvas na região metropolitana de Curitiba (PR) - Reprodução/RPC Estragos por conta das chuvas na região metropolitana de Curitiba (PR) - Reprodução/RPC

A Climatempo destaca que já nesta sexta-feira (31) o sistema de baixa pressão atmosférica se afasta para o mar, mas a circulação dos ventos vai manter as áreas da instabilidade sobre a região Sul. "A tendência é de mais chuva no fim de semana. No primeiro dia do mês de junho, os maiores volumes de chuva serão observados no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná".

Nos próximos sete dias, de acordo com o modelo de precipitação acumulada do Inmet, as chuvas devem seguir fortes sobre áreas da região Sul do Brasil. Pontos de Santa Catarina e Paraná podem ter altos volumes no período, que ultrapassam os 150 mm. A maior parte da faixa central terá tempo firme.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para os próximos sete dias:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para os próximos sete dias - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Ainda de acordo com o Inmet, nesta quinta-feira, também há alerta de acumulado de chuva para áreas do Ceará, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte.

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 30 de maio até 07 de junho, as chuvas mais volumosas caem sobre áreas da faixa Norte do país, mas também ocorrem em pontos da região Sul e Sudeste.

De 07 de junho até 15 de junho, as precipitações mais volumosas voltam a se concentrar sobre áreas ao extremo Norte e cessam na maior parte do Brasil central. No Sul e Sudeste, as precipitações também ocorrem, mas em baixos volumes e de forma bastante isolada.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 30 de maio 15 de junho:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 30 de maio 15 de junho - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro

Milho em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Milho em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro

Campos em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Campos em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro

Sorgo safrinha, Fazenda Água Azul em Tupaciguara (MG). Envio Celso Vale
Sorgo safrinha, Fazenda Água Azul em Tupaciguara (MG). Envio Celso Vale

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário