Tempo: Frente fria avança sobre o Sul do BR com temporais nesta 2ª e massa de ar frio pode provocar geadas

Publicado em 12/08/2019 10:51

Imagem de satélite nesta segunda-feira (12) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Imagem de satélite nesta segunda-feira (12) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

A semana começa com o tempo instável sobre o Sul do Brasil. Uma nova frente fria avança sobre a região nesta segunda-feira (12), segundo a Climatempo. Junto com a chuva, uma massa de ar polar também acompanha o sistema e causa queda de temperatura.

"Esta segunda-feira já é de alerta para temporais no Rio Grande do Sul...  Há risco de pancadas fortes de chuva, com raios e rajadas de vento, inclusive em Porto Alegre. As rajadas podem chegar aos 60km/h", destacou a empresa meteorológica.

Áreas do Rio Grande do Sul já receberam chuvas nas últimas horas por conta deste sistema e a tendência é que elas se espalhem. À noite, a chuva deve chegar até áreas do estado de Santa Catarina. No Paraná, chove só no Sudoeste do estado.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (13/08 a 15/08) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (13/08 a 15/08) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O mapa de precipitação acumulada dos últimos três dias mostra boas  chuvas registradas sobre o Sul. Levando em conta apenas as primeiras horas desta segunda, já tem cidade no Rio Grande do Sul que figura na lista dos maiores acumulados do país.

Os maiores volumes, até o momento, foram em Valença (BA): 24,2 mm, São Gabriel (RS): 23,4 mm, Porto Walter (AC): 22,2 mm, Rio Pardo (RS): 22 mm e Brejo Grande (SE): 21,2 mm. Esses dados são prévios e serão atualizados ao longo desta segunda-feira.

Veja o mapa de precipitação acumulada em todo o Brasil nos últimos 3 dias:

Mapa de precipitação acumulada em todo o Brasil nos últimos 3 dias - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Enquanto a chuva segue concentrada sobre as extremidades Sul, Norte e em partes do Nordeste, a maior parte do Brasil segue sem chuvas neste início de semana. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), inclusive, alerta para baixa umidade.

O alerta vale para o Distrito Federal e os estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia e Tocantins.

Veja o mapa com alerta em todo o Brasil nesta 2ª feira:

Mapa com alerta em todo o Brasil nesta 2ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

A Climatempo destaca que, depois da frente fria, uma massa de ar frio na região Sul tem potencial de derrubar as temperaturas a partir de amanhã (13) e pode até gear. "O dia deve começar com apenas 7°C em Porto Alegre  e a máxima na terça-feira não vai passar dos 15°C na capital", diz a Climatempo.

"A quarta-feira vai amanhecer gelada na Região, com nevoeiro em várias áreas e até geada em grande parte do Rio Grande do Sul e no interior dos demais estados. Neste dia, já não há expectativa de chuva (só deve chover no leste do Paraná), mas mesmo com as aberturas de sol, a temperatura vai ficar baixa, por causa dos ventos frios de uma massa de ar polar", finaliza a empresa de meteorologia.

Nos próximos sete dias, de 12 de agosto até 19 de agosto, o modelo Cosmo do Inmet aponta que o tempo deve seguir seco sobre a maior parte da faixa central do país. Pode ter de leve a moderados volumes no período, sobre o Sul e áreas da região Nordeste. A chuva mais volumosa segue no Norte.

Veja o mapa das áreas com a previsão de precipitação acumulada para os próximos 7 dias:

Mapa das áreas com a previsão de precipitação acumulada para os próximos 7 dias - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 12 até 20 de agosto, as chuvas mais volumosas caem sobre as extremidades do país, com altos volumes no Norte do país.

De 20 até 28 de agosto, a tendência segue a mesma do mapa anterior, mas com maior abrangência das chuvas sobre a região Norte do país. No Sul, as precipitações se concentram no extremo Sul e Leste. A maior parte da região central ainda terá tempo firme.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 12 até 28 de agosto:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 12 até 28 de agosto - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

O entardecer em Assis Chateaubriand (PR).
O entardecer em Assis Chateaubriand (PR).

Trigo TBIO Toruk no Sitio Serrinha em Itaberá (SP). Envio Aron Cardoso
Trigo TBIO Toruk no Sitio Serrinha em Itaberá (SP). Envio Aron Cardoso

Caule de árvore com fungos em Itainópolis (SC). Envio de Paulo Marcelo Adamek
Caule de árvore com fungos em Itainópolis (SC). Envio de Paulo Marcelo Adamek

Clique e envie sua foto ou vídeo! Mande também através do WhatsApp (19) 99767-0241, pelo Instagram@jornalistadotempo ou com a #jornalistadotempo

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário