Tempo: Frente fria avança sobre Sul do BR e leva chuvas ao RS, SC e PR nos próximos dias

Publicado em 29/08/2019 11:14

Imagem de satélite nesta quinta-feira (29) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Imagem de satélite nesta quinta-feira (29) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

Uma frente fria avança sobre o Sul do Brasil e leva chuvas sobre algumas áreas da região nesta quinta-feira (29). As temperaturas se elevam e o sol deve aparecer durante o dia no Rio Grande do Sul, mas é no período da noite que as condições para precipitação aumentam.

"Com a aproximação de uma nova frente fria em direção à região, as temperaturas irão subir mais no decorrer do dia e a sensação será de calor em todas as áreas. Há possibilidade de rajadas de vento de até 60 km/h no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina", destaca a Climatempo.

No final de semana, segundo a empresa meteorológica, as chuvas devem avançar sobre outras áreas da região Sul. Na sexta-feira (30), áreas de Uruguaiana deverão receber precipitações, mas no norte gaúcho, Santa Catarina e Paraná, faz calor na sexta e apenas no final de semana o tempo muda.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (30/08 a 01/09) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (30/08 a 01/09) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Tanto o modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) quanto o GFS, norte-americano, apontam para boas chuvas sobre a região Sul do Brasil nos próximos dias. Em áreas no extremo Sul do Rio Grande do Sul, os acumulados em 24 horas podem chegar em até 70 milímetros.

Os modelos de precipitação também mostram que nos próximos dias as chuvas devem ser registradas sobre áreas da região Norte do país e pontos do litoral Norte do Nordeste por conta da infiltração de umidade marítima, mas diminuem. Nas outras áreas da região, o tempo deve continuar seco.

"A chuva vai diminuir na costa leste, com risco apenas e chuva fraca e passageira do litoral da Bahia ao litoral de Pernambuco, e o ar seco vai ganhar força sobre o Nordeste, até o final de semana", afirma a Climatempo sobre a tendência de chuvas para o Nordeste nos próximos dias.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para os próximos 3 dias em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para os próximos 3 dias em todo o Brasil - Fonte: COLA Mapa com a previsão de precipitação acumulada para os próximos 3 dias em todo o Brasil - Fonte: COLA Mapa com a previsão de precipitação acumulada para os próximos 3 dias em todo o Brasil - Fonte: COLA
Fonte: COLA

O mapa de precipitação acumulada para os próximos sete dias mostra que segue a tendência aponta para o final de semana, chuvas na regiões Sul e Norte e precipitações fracas sobre o litoral nordestino. O tempo seguirá seco sobre a maior parte da região central do país.

Veja o mapa de precipitação acumulada para os próximos 7 dias em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada para os próximos 7 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O mapa de precipitação acumulada do Inmet dos últimos cinco dias mostra que a maior parte do Brasil ficou sem chuvas no período. Volumes expressivos foram registrados apenas em áreas das regiões Norte, litoral do Nordeste e também extremo Sul do Rio Grande do Sul.

Veja o mapa de precipitação acumulada para dos últimos 5 dias em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada para dos últimos 5 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

De acordo com o Epagri/Ciram, Santa Catarina tem chuva abaixo da média verificada desde junho, o que provoca uma estiagem sobre quase todo o estado. As regiões Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte, e Alto Vale do Itajaí registraram os menores valores de chuva nos últimos 86 dias.

Leia mais:
» Estiagem atinge quase toda SC

Ainda nesta quinta-feira, segundo o Inmet, há alerta de baixa umidade para áreas da BA, CE, MA, MG, PA, PB, PE, PI e RN.

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 29 de agosto até 06 de setembro, as chuvas mais volumosas ocorrem sobre áreas do Sul, Sudeste, Norte e litoral Nordestino.

De 06 até 14 de setembro, a tendência segue a mesma do período anterior sobre a maior parte do país, mas volumes mais expressivos passarão a ser vistos sobre as regiões Norte e Sul do Brasil, com precipitações moderadas a altas. Também chove em áreas do Centro-Oeste.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 29 de agosto até 14 de setembro:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 29 de agosto até 14 de setembro - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Crop Tour 2019, Iowa - EUA.
Crop Tour 2019, Iowa - EUA.

Crop Tour 2019, Iowa - EUA.
Crop Tour 2019, Iowa - EUA.

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas e @jornalistadotempo ou use as hashtags #jornalistadotempo ou #imangensdodia

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião | Instagram @jornalistadotempo
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário