Tempo: Áreas da Bahia em alerta com acumulados de chuva de até 50 mm nesta 5ª feira

Publicado em 03/10/2019 10:34
Instabilidade associadas com a circulação dos ventos deixam o tempo chuvoso sobre áreas do estado baiano; precipitações seguem sobre o Sul

Imagem de satélite nesta quinta-feira (02) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Imagem de satélite nesta quinta-feira (02) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

Áreas do estado da Bahia estão em alerta com a previsão de acumulados de chuva durante esta quinta-feira (03). O dia fica nublado sobre a maior parte do estado, mas as máximas chegam a 38ºC. Áreas de instabilidade associadas com a circulação dos ventos estão ativas sobre o litoral.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) destaca que esta quinta-feira será um dia nublado a parcialmente nublado com chuva no Sul, Recôncavo, Litoral Norte e Nordeste. Há possibilidade de precipitação em áreas isoladas da Chapada. Nas demais, parcialmente nublado.

Para amanhã, segue a previsão de chuva. "Nublado a parcialmente nublado com chuva isolada no Sul, no Sudoeste e no Recôncavo. Há possibilidade de chuva em áreas isoladas da Chapada Diamantina. Nas demais áreas, parcialmente nublado", destacou o instituto meteorológico.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (04/10 a 06/10) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (04/10 a 06/10) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

"O tempo continua instável e não dá para descartar o risco de chuva moderada em alguns momentos do dia em todo o litoral baiano e na região de Vitória da Conquista", destacou a Climatempo. Chuvas já foram registradas nas últimas horas sobre áreas do estado.

"Chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco", destacou o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) sobre a condição de chuva prevista para o estado baiano nesta quinta-feira (03).

Veja o mapa com alerta de acumulado de chuva nesta 5ª feira:

Mapa com alerta de acumulado de chuva nesta 5ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Nordeste Baiano, Sul Baiano, Recôncavo Baiano, Sudoeste Baiano

Além das chuvas na Bahia, seguem as instabilidades também em áreas da região Sul do país nesta quinta-feira. "Fortes áreas de instabilidade passam sobre a Região Sul nos próximos dias e mais temporais devem ocorrer até o sábado, 5 de outubro", destacou a Climatempo. Frentes frias passam pelo litoral.

De acordo com o mapa de precipitação acumulada do Inmet, nas últimas 24 horas acumulados de chuva de até 25  milímetros foram registrados em áreas da Bahia. Os três maiores acumulados ontem (02) foram registrados em Conde (BA): 20,6 mm, Alagoinhas (BA): 19,3 mm e Salvador (BA): 18,8 mm.

Veja o mapa de precipitação das últimas 24 horas em todo o Brasil:

Mapa de precipitação das últimas 24 horas em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O mapa de precipitação acumulada dos próximos sete dias para todo o Brasil mostra chuvas para a maior parte do país no período. No entanto, os volumes mais expressivos ocorrem sobre áreas da região Norte, pontos do Centro-Oeste, incluindo MS e GO, e região Sul do país.

Veja o mapa de precipitação acumulada para os próximos 7 dias em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada para os próximos 7 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Ainda nesta quinta-feira, segundo o Inmet, há alerta de tempestade em MS, além de acumulado de chuva em SE. Tem aviso de declínio de temperatura e no RS e SC e baixa umidade na BA, PI e SP.

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

O mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 03 de outubro até 11 de outubro, mostra chuvas sobre a maior parte do país, mas com os maiores acumulados no Norte, Sul e pontos do Sudeste e Centro-Oeste.

De 11 até 19 de outubro, as chuvas seguem sobre a maior parte do país, mas já diminuem em determinadas áreas, principalmente na região Nordeste e centro do país. Os maiores acumulados no período se concentram em áreas do Norte, Sul e partes do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 03 de outubro até 19 de outubro:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 03 de outubro até 19 de outubro - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Plantio direto de soja na palhada de aveia em Nova Aurora (PR). Envio de David Clemente
Plantio direto de soja na palhada de aveia em Nova Aurora (PR). Envio de David Clemente

Foto em Campo Erê (SC). Envio do engenheiro agrônomo Fernando Boni
Foto em Campo Erê (SC). Envio do engenheiro agrônomo Fernando Boni

Foto em Indiana - EUA. Envio de Luiz Henrique Thielke
Foto em Indiana - EUA. Envio de Luiz Henrique Thielke

Foto em Indiana - EUA. Envio de Luiz Henrique Thielke
Foto em Indiana - EUA. Envio de Luiz Henrique Thielke

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas e @jornalistadotempo ou use as hashtags #jornalistadotempo ou #imangensdodia

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião | Instagram @jornalistadotempo
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário