Chuvas sobem para Tocantins e Maranhão; estação chuvosa começa a se consolidar no Matopiba

Publicado em 21/11/2019 09:41 e atualizado em 21/11/2019 10:50
Corredor de umidade avança levando chuvas significativas para os dois estados

LOGO nalogo

Após atraso de quase um mês a estação chuvosa começa a se consolidar nas região do Matopiba e para as próximas 24 horas são esperadas chuvas expressivas principalmente no Tocantins e Maranhão. As chuvas acontecem devido ao corredor de umidade que está atuando na região Sudeste e pontos do Centro-Oeste, que agora sobe e atinge áreas do Matopiba. 

Segundo o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no Tocantins são esperados volumes de até 40 milímetros no norte do estado. Na região sul do estado, também são esperadas chuvas volumosas, com até 50 mm de precipitação. 

No Maranhão, os volumes ficam ainda mais expressivos e são esperados acumulados de até 60 milímetros no Centro-Sul do estado. Na região oeste, são esperadas chuvas de até 50 mm. Também são previstas chuvas nas demais áreas do estado, porém em volumes baixos. 

Segundo a Climatempo, há risco de temporais para o Maranhão devido ao calor intenso e uma massa de ar seco. As pancadas de chuvas tendem a acontecer no final do dia. "Estas pancadas podem ser moderadas a fortes, mas no Maranhão as condições para chuva são maiores e há risco de temporais, especialmente pelo interior do estado". afirma a Climatempo. 

Segundo a meteorologista Naiane Araújo, do Inmet, a tendência é que a chuva dê uma trégua no final de semana, mas a previsão é de que volte a chover na segunda-feira (26). "Já está começando a se consolidar a chuva na região do Matopiba, embora ainda de maneira irregular, por conta da estação, mas daqui pra frente a situação tende a regularizar", afirma.  No Piauí e na Bahia devem acontecer chuvas pontuais. 

Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 24 horas no Matopiba:

Matopiba
Fonte: Inmet 

Outras regiões 

O corredor de umidade segue atuando em áreas da região Sudeste, pontos do Centro-Oeste e Norte do país. Segundo Naiane, a situação é mais preocupante no Espírito Santo, onde as chuvas já ultrapassam os volumes previstos na média. 

Nas próximas 24 horas, os acumulados no Espírito Santo podem chegar a 50 milímetros de precipitação em quase todo o estado. De acordo com dados do Inmet, na capital Vitória/ES, já choveu 290 milímetros, enquanto a média esperada para o mês é de 164 mm. 

Na região Centro-Oeste, o corredor de umidade está concentrado na faixa Centro-Norte do Mato Grosso, onde as chuvas tendem a ser mais expressivas. Chove nas demais áreas do estado, porém em volumes mais baixos. Em Goiás, também são esperadas chuvas em todo o estado, mas com volumes inexpressivos. 

Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 24 horas em todo o Brasil: 

24h - Inmet
Fonte: Inmet 

Últimas 24 horas

Nas últimas 24 horas os volumes mais expressivos foram registrados em Minas Gerais, Espírito Santo e norte de Tocantins. 

Em Minas Gerais os volumes registrados ficaram em 15 e 30 milímetros em quase todo o estado. Na região oeste, na divisa com Goiás, os volumes foram mais expressivos, entre 40 e 50 mm. Na divisa com o estado mineiro, em Goiás, foram registrados volumes de até 20 mm. 

No Norte de Tocantins os acumulados foram de 30 milímetros. Também foram registradas chuvas pontuais no Mato Grosso, com até 25 mm de precipitação. 

Veja o mapa de precipitação das últimas 24 horas em todo o Brasil: 

Últimas 24 horas
Fonte: Inmet 

Soja em Erebango (RS). Envio de Gisele Giaretta
Soja em Erebango (RS). Envio de Gisele Giaretta

Soja TMG 7061 IPRO em Pérola do Oeste (PR). Envio do Eng. Agr. Cristian Luiz Zilio
Soja TMG 7061 IPRO em Pérola do Oeste (PR). Envio do Eng. Agr. Cristian Luiz Zilio

Feijão IPR Sabiá em Verê (PR). Envio de Luiz Antônio Nuernberg
Feijão IPR Sabiá em Verê (PR). Envio de Luiz Antônio Nuernberg

Início do desenvolvimento da soja em Vista Gaúcha (RS). Envio do Engenheiro Agrônomo Cristiano Steffens
Início do desenvolvimento da soja em Vista Gaúcha (RS). Envio do Engenheiro Agrônomo Cristiano Steffens​

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram
 @noticiasagricolasou use a hashtag #imangensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário