Frente fria avança e chuvas expressivas chegam no Mato Grosso do Sul; cidades já registram mais de 60 mm

Publicado em 27/11/2019 10:45

LOGO nalogo

Chuvas expressivas são previstas para o Mato Grosso do Sul nas próximas 24 horas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a frente fria que estava atuando no Rio Grande do Sul avança e volumes expressivos são esperados também para Santa Catarina, Paraná e São Paulo. 

De acordo com Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, além da frente fria, uma baixa pressão na região do Paraguai também cria áreas de instabilidades nas regiões. "Esses dois ingredientes ajudam na configuração dessa instabilidade que já está forte", afirma a meteorologista. 

De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, no sul do Mato Grosso Sul já há pontos com precipitações com mais de 60 milímetros registrados entre a madrugada e início da manhã desta quarta-feira (27). O modelo Cosmo do Inmet prevê chuvas de até 70 milímetros na região sul do estado e entre 30 e 40 mm nas demais áreas do MS. 

Os volumes também tendem a ser expressivos no Paraná. São esperados precipitações entre 50 e 70 milímetros em toda a região oeste. Na região norte do Paraná, onde os produtores ainda precisam de volumes significativos para dar continuidade ao desenvolvimento da safra 2019/20 de soja, são esperados volumes de até 40 milímetros. 

Em Santa Catarina as previsões indicam chuva em todo o estado. Os volumes mais significativos devem ser registrados na área norte do estado, podendo ser registrados até 60 milímetros de precipitação em alguns pontos. Já no Rio Grande do Sul, onde foram registrados volumes expressivos nas últimas 24 horas, as condições não indicam chuvas volumosas para os próximos dias na região. 

Estado de São Paulo tem alerta de chuvas intensas 

A defesa civil do estado de São Paulo emitiu alerta de chuvas fortes e volumosas para todo o estado entre esta quarta e quinta-feira (28). De acordo com o órgão, a passagem de uma frente fria, somada ao calor intenso, deverá favorecer as condições de chuvas intensas. "A chuva será acompanhada por intensa atividade elétrica, rajadas de vento de intensidade forte, além do risco para granizo em pontos isolados", afirma o alerta. 

De acordo com a Defesa Civil, as áreas mais afetadas serão: Regionais de Presidente Prudente, Marília, Bauru, Araraquara, Ribeirão Preto, Campinas, Sorocaba, Itapeva, Registro, Região Metropolitana da Capital e Baixada Santista. "Nessas áreas há alto risco para transtornos como deslizamentos, escorregamentos, enchentes, alagamentos,desabamentos e ocorrências relacionadas a raios e ventanias", afirma.

O modelo Cosmo do Inmet confirma as previsões de volumes significativos para todo o estado. Até o início da manhã desta quarta-feira, o município de Itapeva já havia registrados 65,6 milímetros de precipitação. Para as próximas 24 horas são esperados grandes volumes para o sul do estado, entre 30 e 40 mm. A partir de quinta-feira, a tendência é que chova em todas as regiões de São Paulo, podendo ser registrados volumes de até 50 milímetros em alguns pontos. 

Novo canal de umidade deve levar novas chuvas ao Centro-Oeste 

Segundo a meteorologista, na quinta-feira a tendência é de que a frente fria continue avançando ao norte do país, deixando o tempo estável no sul do Mato Grosso do Sul, além do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. 

"A frente fria já vai avançando para o mar, na altura do Sudeste do Brasil e organiza um novo corredor de umidade, tudo indica que a partir de amanhã a gente já tem um novo canal atuando entre o Centro-Oeste, Sudeste e o mar", explica Naiane. 

O modelo Cosmo do Inmet indica volumes entre 30 e 50 milímetros para o sul do Mato Grosso. Nas demais áreas do estado são esperados volumes entre 20 e 40 milímetros. A partir do dia 30, também deve chover com volumes expressivos em Goiás, podendo ser registradas precipitações de até 60 milímetros em alguns pontos do estado. 

Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 

Últimas 24 horas

Nas últimas 24 horas os volumes mais expressivos de chuvas foram registrados no Tocantins, pontos de Goiás, Piauí e Bahia, sobretudo no Recôncavo baiano, além do oeste do Rio Grande do Sul. 

De acordo com dados do Inmet, no Tocantins foram registrados volumes de até 30 milímetros nas regiões sul, oeste e leste do estado. Na área norte, também foram registradas chuvas, porém em volumes mais baixos. 

No Goiás, as chuvas mais expressivas foram registradas na parte sul do estado, também com volumes de até 30 mm. Na região norte as precipitações ficaram entre 15 e 20 mm. Também foram registradas chuvas em pontos do Mato Grosso, com volumes de até 15 milímetros no leste e centro do estado. Os mesmos volumes foram registros no Mato Grosso do Sul. 

No oeste da Bahia também foram registrados 30 milímetros de precipitação. Em Salvador, as estações meteorológicas do Inmet registrou 80,6mm de chuvas na região de Ondina. Em Pernambuco também foram registrados volumes expressivos, de até 60 mm. 

Na região sul do Brasil, os volumes mais expressivos foram registrados no oeste do Rio Grande do Sul, entre 50 e 60 milímetros de precipitação. 

Últimas 24 horas - Inmet
Fonte: Inmet 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário