Chuvas seguem expressivas para região do café em MG e Centro-Oeste do país

Publicado em 02/12/2019 10:23

LOGO nalogo

As previsões indicam mais chuvas para o Sudeste e Centro-Oeste do país nas próximas 24 horas. O canal de umidade que já atuava nas duas regiões na sexta-feira (29), ainda não perdeu força e continua dando condições de chuvas sobretudo para o Mato Grosso e para as regiões produtoras de café, em Minas Gerais. 

Segundo a meteorologista Andrea Ramos, do Instituto Nacional de Meteorologia, há avisos de chuvas intensas para Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo. "A nebolusidade está com uma convergência de umidade ainda muito acentuada na região que envolve o oeste do Amazonas, o cinturão que atinge o Centro-Oeste e também o Sudeste", explica. 

O modelo Cosmo do Inmet indica que em Minas Gerais as chuvas tendem a continuar significativa nas próximas 48 horas em todo o estado. Os mapas indicam ainda que até terça-feira (3), são esperadas chuvas de até 50 milímetros em alguns pontos. A partir do dia 4 a chuva avança para as regiões oeste, sul e norte, onde os volumes passam a ser mais significativos com até 60 mm de precipitação. Nas demais áreas são esperados volumes de até 40 milímetros. 

Ainda no Sudeste deve chover de maneira expressiva em todo o estado do Rio de Janeiro - com volumes de até 60 milímetros e no Espírito Santo, mas com volumes baixos, entre 3 e 7 mm. Em São Paulo, o tempo fica estável em toda área leste do estado e nas demais regiões são esperados volumes de até 12 mm. 

Já para a região Centro-Oeste os mapas indicam que os volumes mais expressivos devem ser registrados no Mato Grosso. Há condição de chuva prevista para todo o estado, com destaque para pontos da região norte e sul, onde os volumes podem alcançar 40 milímetros de precipitação. Nas demais áreas os volumes tendem a ser mais baixos. 

Também há chuva prevista para todo o estado de Goiás, Tocantins e Mato Grosso do Sul. Dos três estados, os volumes volumes mais expressivos são esperados no norte do Mato Grosso do Sul, onde são previstas chuvas com até 30 milímetros de precipitação. 

A partir do dia 4 as condições avançam e passa a chover de maneira expressiva também em Goiás. Segundo o Cosmo, os acumulados devem ficar entre 30 e 40 milímetros em todas as regiões, podendo ser registradas chuvas de até 60 milímetros em alguns pontos na região leste. 

Veja o mapa de previsão para as próximas 93 horas em todo Brasil: 

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 

Últimos três dias 

Nos últimos três dias os volumes mais expressivos de chuvas foram registrados em Minas Gerais, Goiás, oeste da Bahia e sul do Mato Grosso. 

De acordo com dados do Inmet, em Minas Gerais foram registradas chuvas em todo o estado com volumes expressivos, entre 30 e 60 milímetros. Em alguns pontos das regiões oeste e leste, os acumulados registraram até 80 milímetros de precipitação. 

Ainda no Sudeste, em São Paulo as chuvas confirmaram a previsão e choveu em todo o estado. Os volumes mais altos foram registrados na área norte, com até 60 mm de precipitação. Nas demais regiões as chuvas ficaram entre 20 e 30 mm. 

Também choveu em todo o Goiás, com volumes entre 20 e 30 mm. No oeste do estado os volumes foram mais expressivos e o acumulado registrado é de 80 milímetros.  Já no Mato Grosso os volumes mais expressivos ficaram para a região sul do estado, com até 60 mm de precipitação. 

Na região do Matopiba choveu na área oeste da Bahia, com até 30 milímetros de precipitação. No Tocantins, foram registrados alguns pontos de chuva, com volumes de até 30 mm de precipitação. 

Veja o mapa de precipitação dos últimos três dioas em todo Brasil: 

Chuvas acumuladas - Inmet
Fonte: Inmet 

Soja plantada em meados de outubro, Ronda Alta (RS). Envio de Dionatan Bedin
Soja plantada em meados de outubro, Ronda Alta (RS). Envio de Dionatan Bedin

 

Soja em Pontão (RS). Envio do Engenheiro Agrônomo Pablo Zorzi
Soja em Pontão (RS). Envio do Engenheiro Agrônomo Pablo Zorzi

Início das aplicações de fungicida em Aral Moreira (MS). Envio do proprietário Ladi Caetano.
Início das aplicações de fungicida em Aral Moreira (MS). Envio do proprietário Ladi Caetano

Milho na fazenda registro em Lavras (MG). Envio de Henrique Beluti
Milho na fazenda registro em Lavras (MG). Envio de Henrique Beluti

Campo experimental da Universidade de Caxias do Sul em Vacaria (RS). Envio de Gabriel Silvestrini
Campo experimental da Universidade de Caxias do Sul em Vacaria (RS). Envio de Gabriel Silvestrini

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram
 @noticiasagricolasou use a hashtag #imangensdodia
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário