HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Tocantins: Período crítico sem chuvas já passou e safra 19/20 deve desenvolver sem maiores problemas

Publicado em 05/12/2019 10:17

LOGO nalogo

Produtores do estado do Tocantins estão preocupados com a possibilidade de um déficit hídrico no estado, sobretudo para a região sul. Apesar das irregularidades e o atraso da estação chuvosa que tem atingido todos os estados que compõem o Matopiba, dados observados pela Oráculo Meteorologia apontam que não há indícios para um período de estiagem até pelo menos a primeira quinzena de janeiro e a safra da soja 2019/20 tem tudo para desenvolver sem maiores problemas na região. 

Segundo o meteorologista, Tiago Robles, apesar da chuva ainda acontecer de maneira irregular, o período mais crítico e preocupante já passou. "Que foram justamente os meses de outubro e novembro. Não há indícios e fatores que contribuam para uma condição generalizada de seca na região", explica Robles.

Veja o mapa com as condições de solo no período entre 29/11 e 03/12 em Tocantins: 

TO - Oráculo
Fonte: Agritempo

Analisando os mapas de anomalias, segundo Tiago, é possível notar que novembro foi um mês que apresentou condições distintas. Durante a primeira semana o tempo seco e quente predominou, já na segunda metade o padrão mudou completamente com o aumento das chuvas.

"Essa má distribuição resultou em atraso no plantio e em volumes abaixo do esperado para o mês. Nos primeiros dias de dezembro houve um padrão mais irregular, mas choveu por volta de 25 a 75 milímetros na região", destaca o meteorologista.

O cenário atual no estado indica boa disponibilidade de água no solo, entre 60 e 80 milímetros. Segundo Tiago, para os próximos 10 dias as previsão são positivas, com chuvas expressivas já na próxima semana. Na terceira semana de dezembro, são previstas condições mais irregulares para todo o Sul do Tocantins.  

Os volumes mais significativos de chuvas são previstos para acontecer entre 03 e 17 de janeiro. Os mapas da Oráculo Meteorologia indicam que neste período, os volumes tendem a ficar entre 50 e 100 milímetros em todo o estado. Tiago destaca ainda que problemas com déficit hídrico podem acontecer de maneira muito pontualmente, ainda devido a irregularidades de chuvas na terceira semana do mês. "Mas não é um cenário alarmante", finaliza.

Veja os mapas de previsão para o Tocantins divididos em três períodos: 


Previsão - Oráculo
Fonte: Oráculo Meteorologia 

 

Veja o mapa das condições do solo em todo o Brasil no período de 29/11 a 03/12: 

Água no solo Brasil - Oráculo
Fonte: Agritempo

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário