Semana inicia com chuvas em pontos do Matopiba; chuvas mais expressivas a partir de 4ª feira

Publicado em 06/01/2020 10:05

LOGO nalogo

As previsões indicam chuvas para todas as regiões do país no início desta semana. Segundo os modelos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas próximas 24 horas os volumes de chuvas tendem a ser mais expressivos no norte do Tocantins e parte do Maranhão. 

A chuva começa a chegar com mais regularidade no Matopiba, após um atraso significativo na estação chuvosa e produtores de soja, sobretudo do Tocantins, registraram o maior replantio da história devido ao atraso nas chuvas. Além disso, estima-se uma perda de 20% na produtividade da soja na região. 

O modelo Cosmo indica chuvas de entre 40 e 60 milímetros para o norte de Tocantins nas próximas 24 horas. Também há previsão de chuvas para as demais regiões do estado, porém com volumes mais baixos. A previsão indica ainda chuvas para todo o estado do Maranhão, com precipitações de até 30 mm em todas as regiões.

Já nos demais estados produtores do Matopiba, Bahia e Piauí, também há previsão de chuvas porém em volumes baixos nas próximas 24 horas. Os volumes tendem a ficar mais expressivos a partir de quarta-feira, dia 8, quando as precipitações tendem a ficar entre 30 e 40 milímetros também no oeste da Bahia. 

De acordo com o Inmet, no Centro-Oeste do país há previsão de chuvas para toda a região. Os mapas indicam que os volumes tendem a ser mais expressivos em Goiás, com precipitações entre 40 e 50 milímetros na região oeste do estado.  

Já para a região sul do Brasil, deve chover de maneira significativa no Paraná também a partir de quarta-feira. O modelo Cosmo indica que as regiões norte e oeste, tendem a receber os volumes mais expressivos podendo ser registrados acumulados entre 40 e 50 mm. 

Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas em todo o Brasil:

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 

Previsão estendida para todo o Brasil 

No período de 6 até 14 de janeiro, o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosféria Nacional (NOAA, na sigla em inglês), indica chuvas volumosas para o Centro-Oeste do Brasil. 

Segundo o modelo, no período os volumes tendem a ficar entre 100 e 125 milímetros no Centro-Oeste, atingindo também áreas de plantio do Matopiba. Os mapas mostram ainda chuvas expressivas para o Sudeste do país, com até 100 mm de precipitação. 

Já no período ente 14 e 22 de janeiro, o NOAA indicam que as condições descem e os volumes tendem a diminuir no Centro-Oeste e Matopiba, a previsão indica volumes entre 70 e 80 mm de precipitação. 

Neste período, os mapas indicam maiores volumes mais a região de Minas Gerais, com precipitações de até 125 milímetros.

Veja o mapa de previsão estendida para todo o país: 

NOAA
Fonte: NOAA

Últimos três dias

Nos últimos três dias os maiores volumes de chuvas foram registrados no Sudeste, Centro-Oeste e no Nordeste. 

Segundo dados do Inmet, no Sudeste os maiores volumes foram registrados em todo o estado de Minas Gerais, com precipitações entre 50 e 60 milímetros em todo o estado, sendo também registrados 80 mm em alguns pontos. Choveu inclusive no norte de Minas Gerais, região onde uma massa de ar seco e quente predominava desde o início de dezembro. 

No Nordeste, choveu em parte da Bahia, sendo os maiores volumes registrados no sul do estado, com precipitações de até 80 milímetros. Os mesmos volumes foram registrados no oeste do estado, área que contém maior região de produção agrícola da Bahia.

Já no Centro-Oeste os volumes mais expressivos foram registrados no leste de Goiás, com acumulados de até 100 mm. Também choveu em todo o estado do Tocantins, ficando os maiores volumes registrados no oeste do estado - 80 mm de precipitação. Ainda na região do Matopiba, choveu em quase todo o estado do Maranhão, com precipitações entre 50 e 100 milímetros. 

Veja o mapa de precipitação dos últimos três dias em todo o Brasil: 

Últimos 3 dias - Inmet
Fonte: Inmet 
 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário