Volta a chover no RS a partir desta 5ª feira; confira previsão para os próximos 30 dias

Publicado em 09/01/2020 10:30
Previsão indica que chuvas serão mais frequentes, levando alívio ao produtor de soja

LOGO nalogo

As previsões indicam que a partir desta quinta-feira (9) as chuvas voltam a acontecer mais frequência no sul do país, sobretudo no Rio Grande do Sul onde os produtores vêm enfrentando problemas com a falta de chuva e já há estimativas de quebra de produtividade na soja. As chuvas não têm sido expressivas no estado porque os sistemas se formam, mas acabam passando de maneira muito rápida pela região. "Não dá tempo de ter chuvas acumulando por vários dias, acontece um dia só de chuva e de maneira muito isolada", afirma Tiago Robles. 

Segundo o  meteorogolista da Oráculo Meteorologia, nesta quinta-feira um sistema passa de maneira rápida pelo estado, levando condições de chuvas, com destaque para a região norte do estado onde os volumes tendem a ser mais expressivos.

Ele destaca ainda que apesar de passarem de maneira muito rápida pela região, a partir de sexta-feira as previsões indicam que os sistemas que dão condições de chuvas serão mais frequentes levando alívio aos produtores. "Hoje tem boas possibilidades de chuvas para o Rio Grande do Sul que vai atingir o Centro-Norte do estado. A região mais ao sul, a chuva acontece em um padrão muito isolado, não é uma condição favorável", afirma o meteorologista. 

Segundo os mapas da Oráculo, até dia 12 de janeiro, o norte do estado deve ter os maiores volumes, com precipitações previstas em até 50 milímetros. As condições continuarão mais críticas nas lavouras da região sul do Rio Grande do Sul, onde não há previsão de chuvas para este período. Já para as demais regiões há chances de chuvas, porém em volumes mais baixos, entre 20 e 30 mm de precipitação. 

A partir do dia 13 de janeiro os sistemas tendem a descer ao sul do estado, aumentando as precitações em todo o Rio Grande do Sul. Segundo Tiago, as chuvas deste período serão predominantes para o desenvolvimento da soja nesta região. 

Os mapas indicam ainda que entre 18 e 22 de janeiro a tendência é de que as chuvas continuem bem distribuídas em todo o estado. As previsões deste momento, indicam que já no período entre 23 e 27 haverá uma redução nas condições de chuvas, voltando a chover em todo o Rio Grande do Sul a partir do 28 de janeiro. 

Confira a previsão para os próximos 30 dias no mapa abaixo: 

Previsão 30 dias - Oráculo
Fonte: Oráculo Meteorologia 
 

Chuvas entre 29 de dezembro e 7 de janeiro em todo o país

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmam que entre 29 de dezembro/19 e 07 de janeiro os acumulados de chuvas no Rio Grande do Sul ficaram abaixo da média esperado. ​

Segundo o Inmet, neste período quase não choveu em todo o estado e foram registrados precipitações de até 25 milímetros apenas em algumas regiões norte e sul.

No Nordeste, os volumes foram mais expressivos na Bahia com precipitações entre 75 e 100 milímetros. Vale lembrar que produtores rurais do oeste da Bahia enfretaram problemas com o atraso da estação chuvosa e que a climatologia agora prevê que as chuvas devem acontecer de maneira mais regular até meados de julho na região. 

No Centro-Oeste foram registrados bons volumes no Mato Grosso, com destaque para o norte do estado onde as precitações chegaram a 150 milímetros. Também choveu de maneira expressiva em Goiás, entre 75 e 100 mm. 

Já no Sudeste, os maiores volumes foram registrados em Minas Gerais, com acumulados entre 50 e 75 mm em todo o estado, inclusive na região norte onde uma massa de ar seco predominou durante todo o mês de dezembro.

Veja o mapa de precipitação acumulada em todo o Brasil entre 29 de dezembro e 7 de janeiro: 

Chuvas acumuladas - Inmet
Fonte: Inmet 

 

Outras regiões 

Para as demais regiões do Brasil, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica chuvas parao Sudeste, Centro-Oeste e áreas do Matopiba. 

De acordo com o modelo, nas próximas 24 horas deve voltar a chover nas áreas produtoras de café em Minas Gerais, com precipitações previstas entre 16 e 20 milímetros. Nas demais áreas do estado a previsão indica volumes mais baixos de chuvas. 

Ainda no Sudeste, também há previsão de chuvas para Rio de Janeiro, com precipitação previstas de até 30 mm em todo o estado. 

As previsões indicam ainda chuvas em todo o Centro-Oeste, com volumes mais baixos, porém com possibilidade de tempestades e chuvas intensas ao longo do dia. 

Já no Matopiba, os volumes tendem a continuar mais intensos no Maranhão, com acumulados previstos entre 30 e 40 milímetros de precipitação. Também há previsão de chuvas para o Tocantins, com destaque para o leste do estado onde as precipitações podem chegar a 40 milímetros em alguns pontos. 

Também há chuva prevista para o Piauí, com precipitações entre 20 e 30 mm e no oeste da Bahia, porém com volumes mais baixos. 

Confira a previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil:  

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 
 

Últimas 24 horas

Nas últimas 24 horas os volumes mais expressivos de chuvas foram registrados em pontos do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. 

De acordo com dados do Inmet, no Centro-Oeste os maiores acumulados foram registrados no Mato Grosso do Sul, sobretudo no oeste do estado, com precipitações de até 40 milímetros. 

Também choveu em áreas sul e norte do Mato Grosso, com precipitações acumuladas entre 20 e 30 mm, sendo registrados volumes de até 40 milímetros em alguns pontos. 

Já no sul do país choveu apenas no Paraná, com destaque para a área norte onde foram registrados os maiores volumes. Estações do Inmet registraram chuvas de 40 mm na região. 

Veja o mapa de precipitação das últimas 24 horas em todo o Brasil: 

24 horas - Inmet
Fonte: Inmet 
 

Foto em Vera (MT). Envio de Alexandre Vedana
Foto em Vera (MT). Envio de Alexandre Vedana

Gabriel Araújo de Rio verde (GO). Envio de Marciell Araujo
Gabriel Araújo de Rio verde (GO). Envio de Marciell Araujo​


Fazenda tropical em Pedro Afonso (TO). Envio de Eduardo Vieira
Fazenda tropical em Pedro Afonso (TO). Envio de Eduardo Vieira

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do 
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolasou use a hashtag #imangensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário