RS já tem perda de 40% da soja e chuvas não salvam as lavouras daqui pra frente

Publicado em 01/04/2020 10:34 e atualizado em 01/04/2020 14:01

LOGO nalogo

Produtores de soja do Rio Grande do Sul foram os afetados com a irregularidade das chuvas em 2020. Apesar das chuvas do último final de semana terem ajudado na qualidade de grãos, os volumes ainda foram baixos e choveu de maneira irregular, sem atingir todo o estado.

Segundo a Aprosoja, a perda de produtividade para a soja é de 40%. As previsões indicavam no mês passado que a chegada do Outono faria com as chuvas ficassem mais regulares em todo o sul do país, mas de acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), até dia 17 de abril a previsão não aponta mudanças expressivas para região, com destaque para o Rio Grande do Sul, que enfrenta a pior situção. 

>>> Chuvas dos últimos dias ajudam na qualidade dos grãos, mas RS deve ter quebra superior aos 40% na safra de soja

"O mês de março/2020 se caracterizou até agora como o mês mais seco do verão gaúcho desse ano 19/20, com baixíssimos acumulados em todo o estado, agravando ainda mais a situação das culturas agrícolas, e confirmando a maior perda de produção de soja na história do Rio Grande do Sul", afirma  agrônomo e professor Alencar Júnior Zanon da equipe FieldCrops da Universidade Federal de Santa Maria, do Rio Grande do Sul. 

Veja o mapa de previsão estendida:

NOAANOAA

Além disso, de acordo com Alencar, essas condições atingiram a pecuária gaúcha, com a paralização do crescimento de pastagens naturais, e problemas no abastecimento de água para os animais, tendo em vista que muitos reservatórios secaram. "A região mais afetada foi a Central e Sul do Rio Grande do Sul. As chuvas do final de semana ajudaram pontualmente algumas lavouras e as chuvas previstas a partir de agora ajuda muito pouco, infelizmente", afirma o professor. 

Os mapas do Inmet mostram como as chuvas foram irregulares e de baixo volumes em toda a região sul do Brasil, sobretudo no Rio Grande do Sul. Os dados apontam ainda que nos últimos 90 dias o Rio Grande do Sul recebeu entre 250 e 300 milímetros de precipitação, quando os estados do Centro-Norte receberam mais de 900 mm de chuva, com exceção do leste do Nordeste, onde os volumes também foram mais baixos em relação as outras regiões. 

Veja o mapa de precipitação acumulada em todo o Brasil nos últimos 90 dias: 

 

Sul


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário