Chuvas dos últimos dias ajudam na qualidade dos grãos, mas RS deve ter quebra superior aos 40% na safra de soja

Publicado em 01/04/2020 10:46 e atualizado em 01/04/2020 14:08
Luis Fernando Marasca Fucks - Vice-Presidente da Aprosoja RS
Estado enfrentou problemas com déficit hídrico durante todo o ciclo da soja e agora colhe menos do que o esperado. Aprosoja RS busca, junto governo, prorrogar todos os vencimentos dos produtores para auxiliar o setor

Podcast

Chuvas dos últimos dias ajudam na qualidade dos grãos, mas RS deve ter quebra superior aos 40% na safra de soja

Download

LOGO nalogo

O Rio Grande do Sul enfrentou diversos problemas e dificuldades nesta safra de soja 2019/20 com a falta de chuvas desde o momento do plantio ainda no ano passado até neste período de colheita, e essa situação deve impactar bastante na produtividade final do estado.

Segundo o vice presidente da Aprosoja RS, Luis Fernando Marasca Fucks, a estimativa já é de perda da produtividade média em torno de 40% do que era previsto no inicio da safra, 55 sacas por hectare de acordo com dados da Emater/RS, mas que em algumas regiões esta diminuição já chega a até 80%.

Nos últimos dias o estado registrou chuvas que ajudaram a reduzir o problema de qualidade dos grãos, que estavam sendo retirados das lavouras com índices de umidade bastante baixos. A produção de sementes gaúchas também será afetada, devido a queda na qualidade das lavouras, mesmo as irrigadas apresentaram reflexos da estiagem. 

Diante desse cenário, que não deve melhorar mesmo com mais precipitações previstas, Fucks destaca que esta média de produtividade mal compensa os custos de produção, ainda mais com produtores que, apesar de colherem bem nos últimos sete anos, não conseguiram se capitalizar de maneira adequada.

Sendo assim, a Aprosoja RS busca junto ao governo viabilizar a prorrogação de todos os débitos dos produtores para tentar mitigar as dificuldades enfrentadas nesta safra. A expectativa do vice presidente é anunciar alguma medida até a próxima sexta-feira (03) para os agricultores que, segundo a Emater/RS, já solicitaram mais de 8 mil laudos de Proagro no estado.

Confira a entrevista completa com o vice presidente da Aprosoja RS no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário