Chuvas dos últimos dias ajudam na qualidade dos grãos, mas RS deve ter quebra superior aos 40% na safra de soja
Podcast
Chuvas dos últimos dias ajudam na qualidade dos grãos, mas RS deve ter quebra superior aos 40% na safra de soja
Download
O Rio Grande do Sul enfrentou diversos problemas e dificuldades nesta safra de soja 2019/20 com a falta de chuvas desde o momento do plantio ainda no ano passado até neste período de colheita, e essa situação deve impactar bastante na produtividade final do estado.
Segundo o vice presidente da Aprosoja RS, Luis Fernando Marasca Fucks, a estimativa já é de perda da produtividade média em torno de 40% do que era previsto no inicio da safra, 55 sacas por hectare de acordo com dados da Emater/RS, mas que em algumas regiões esta diminuição já chega a até 80%.
Nos últimos dias o estado registrou chuvas que ajudaram a reduzir o problema de qualidade dos grãos, que estavam sendo retirados das lavouras com índices de umidade bastante baixos. A produção de sementes gaúchas também será afetada, devido a queda na qualidade das lavouras, mesmo as irrigadas apresentaram reflexos da estiagem.
Diante desse cenário, que não deve melhorar mesmo com mais precipitações previstas, Fucks destaca que esta média de produtividade mal compensa os custos de produção, ainda mais com produtores que, apesar de colherem bem nos últimos sete anos, não conseguiram se capitalizar de maneira adequada.
Sendo assim, a Aprosoja RS busca junto ao governo viabilizar a prorrogação de todos os débitos dos produtores para tentar mitigar as dificuldades enfrentadas nesta safra. A expectativa do vice presidente é anunciar alguma medida até a próxima sexta-feira (03) para os agricultores que, segundo a Emater/RS, já solicitaram mais de 8 mil laudos de Proagro no estado.
Confira a entrevista completa com o vice presidente da Aprosoja RS no vídeo.
0 comentário
Soja: Com melhor regime de chuvas em dezembro, plantio caminha para reta final no BR, avalia Pátria
Soja fecha com baixas de dois dígitos nesta 6ª em Chicago e contrato janeiro perde os US$ 10,80/bushel
Soja se distancia ainda mais dos US$ 11 com perdas de dois dígitos em Chicago nesta 6ª
Soja segue recuando em Chicago nesta 6ª feira e acumula 20 pts de baixa na semana
Preços da soja caem no Brasil com recuo do dólar e Chicago lateralizado nesta 4ª feira
China endurece regras para descarregamento de navios, alonga prazos e pode comprometer fluxo da soja