Tempo: Maio começa com chuvas para as principais regiões de produção agrícola do país

Publicado em 30/04/2020 17:26 e atualizado em 04/05/2020 09:18

LOGO nalogo

Os primeiros dias de maio terão chances de chuvas para grande parte do país. Os modelos meteorológicos apontam que as condições de chuvas devem passar também pelo sul do país, que vem enfrentando problemas severos com a produção agrícola, por conta da irregularidade das chuvas que atinge a região desde o final do ano passado. Também há previsão de chuvas para o Sudeste do país. 

Segundo Matheus Manente, meteorologista da Oráculo Meteorologia, as chuvas mais intensas devem começar a se formar no dia 5 de maio, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina,  com a passagem de um sistema frontal que pode trazer chuvas de até 50 milímetros para os dois estados. “Após a passagem, uma nova onda de frio atinge a região e há possibilidade de chuvas nas regiões serranas”, afirma. 

A situação continuará mais complicada para o Rio Grande do Sul após a passagem desse sistema. Segundo Matheus, durante o mês de maio as chuvas tendem a serem mais frequentes em Santa Catarina e Paraná. Os dois estados também enfrentam problemas no campo devido a falta de água no solo, prejudicando além do desenvolvimento do milho, o setor pecuário e também a indústria de leite no RS.  “Chuvas podem voltar a se formar no Rio Grande do Sul durante a segunda quinzena do mês, com a entrada de novas frentes no país”, comenta o meteorologista. 

O sistema frontal em atuação na região sul do país influenciará a formação de chuvas para o Sudeste do Brasil entre os dias 6 e 8 de maio. O meteorologista aponta ainda que são esperados acumulados entre 10 e 50 milímetros de precipitação. “Depois disso, o clima volta a ficar mais seco e apenas chuvas muito fracas e localizadas estão previstas”, afirma. 

Ao longo de maio, os sistemas frontais podem não avançar muito pelo Sudeste, fazendo com que os maiores acumulados de chuva se situem sobre São Paulo (atingindo 100 mm ao longo do mês), enquanto os produtores de Minas Gerais já começarão a sentir com maior intensidade a estação seca e os baixos volumes de chuva. No caso de Minas Gerais, os baixos volumes de chuvas já são esperados pelo produtor que deve começar a colheita do café neste mês. Porém, Matheus destaca que entre o final de maio e início de junho, há previsão de aumento das ondas de frio intensas e que podem favorecer a formação de geadas. 

Veja o mapa de previsão de temperaturas para todo o Brasil: 

Mapas Oráculo - Previsão maio 30/04
Fonte: Oráculo Meteorologia 

Neste mesmo período, também é previsto o retorno das chuvas em alguns pontos do Centro-Oeste. Mais uma vez, as condições serão influenciadas pela frente fria em atuação nas demais áreas do país. Os modelos apontam também a formação de chuvas localizadas ao longo do mês de maio. “Ainda assim, os volumes não serão altos e o tempo permanece seco na maior parte do mês. Ao todo, os acumulados de chuva não devem ultrapassar os 60 mm”, afirma o meteorologista. 

As regiões onde há menor risco de estiagem são o Sul do Mato Grosso, Sul de Goiás e o Norte do Mato Grosso do Sul, onde as chuvas ocorrem com maior frequência. “Ainda assim, a estação seca começa a se fazer cada vez mais presente e, entre o fim de Maio e o início de Junho, o clima já fica predominantemente seco em todos os estados”, afirma. 

A previsão aponta que a primeira semana do mês será marcada por chuvas intensas apenas no Maranhão, entre os estados que compõem o Matopiba. Segundo o meteorologista, as chuvas devem acontecer pela influência da Zona de Convergência Intertropical e as chuvas devem ficar constantes e expressivas no Maranhão, norte do Pará e Amapá. No Nordeste, também não deve faltar chuva no extremo leste de nenhum estado.

O clima fica mais seco em boa parte do Tocantins, do Piauí e da Bahia, onde a estação seca se faz cada vez mais presente ao longo do mês de Maio e as chuvas ficam cada vez mais escassas.Apesar disso, na região Norte como um todo, a chuva se mantém relativamente constante e traz bons acumulados ao longo de todo o mês de Maio, embora os volumes totais possam ficar ligeiramente abaixo da média. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para todo o Brasil: 

Mapas Oráculo - Previsão maio 30/04

Fonte: Oráculo Meteorologia


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário