Temperaturas começam a cair nesta 3ª no Sul; sistema avança e declínio atinge todo o Brasil

Publicado em 05/05/2020 10:57 e atualizado em 05/05/2020 11:53

LOGO nalogo


A frente fria em atuação no sul do país começa a avançar para Santa Catarina e Paraná nas próximas horas e a queda nas temperaturas no Rio Grande do Sul estão previstas para acontecer já na noite desta terça-feira (5). Segundo Heráclio Alves, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologista (Inmet) os estados do sul podem ter quedas de mais de 10 graus durante a passagem do sistema e há possibilidade de geadas em Santa Catarina e Paraná. 


O sistema é considerado característico da estação e acontece dentro das normalidades. Segundo o Inmet, essa é a primeira vez que a massa de ar frio consegue avançar para todo o país, com previsão de quedas para as temperaturas também para áreas do Centro-Norte do Brasil.


Em Minas Gerais, as quedas serão rápidas e podem ser registradas no sul do estado e as mesmas condições são esperadas para todo o Centro-Oeste. "Assim como a frente fria, a massa de ar polar passar de maneira muito rápida pelas regiões e conforme as medidas vão caindo no norte do país, volta a subir em todo o sul", explica o meteorologista.

Segundo os mapas do Inmet, as temperaturas que registram entre 14 e 16 graus no Rio Grande do Sul, com o declínio devem ficar entre 2 e 6ºC a partir de quarta-feira (5).  Nas próximas 24 horas ainda são previstas chuvas com bons volumes para o estado, com precipitação esperada entre 20 e 40 milímetros de precitando, sendo os maiores acumulados esperados para o oeste do estado. 

Veja o mapa de atuação da massa polar em todo o Brasil: 

Temperaturas - Inmet - 05/05
Fonte: Inmet 
 
 
Chuvas
 


Ao longo desta terça, as chuvas já começam avançar para Santa Catarina, sobretudo para oeste do estado onde os volumes devem ser mais expressivos nas próximas 24 horas. A partir de quarta-feira, a frente fria avança também para o Paraná. Produtores de milho do Paraná precisam de números expressivos de chuvas para garantir o bom desenvolvimento do milho. A irregularidades das chuvas desde o Verão resultaram em perdas expressivas na produção de soja do Rio Grande do Sul e agora também traz consequências para outros setores de produção agrícola. 

As previsões indicam também a possibilidade de chuvas para o Mato Grosso do Sul ao longo desta terça-feira (5). Segundo a Climatempo, a previsão é de que os ventos mudem a direção e o avanço da frente fria deve ajudar a espalhas as áreas de nebulosidade sobre o sul e oeste do estado.

"Entre o final da tarde e noite, as condições já são favoráveis a pancadas de chuva de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento na região de Ponta Porã e Corumbá", destaca a Climatempo. Afirma ainda que no No centro-norte de Mato Grosso, o tempo quente e úmido favorece o aumento de nuvens e as pancadas de chuva isoladas a tarde e a noite com raios. 

 Veja o mapa de previsão de precipitação prevista para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 

 

 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário