PR e SC tem novos episódios de geadas: Temperaturas continuam baixas no fim de semana no Centro-Sul

Publicado em 08/05/2020 09:19 e atualizado em 08/05/2020 15:45

LOGO nalogo

As temperaturas continuarão baixas em todo o sul do país nesta sexta-feira (8). Após a passagem de uma frente fria, uma massa de ar polar está em atuação na região desde quarta-feira (7) e novos episódios de geadas foram registrados no Paraná e Santa Catarina nesta manhã. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mais baixa foi registrada no extremo sul do Paranám, no município de General Carneiro/PR, com 0.5º graus. 

Relatos de produtores do sudoeste do Paraná também afirmam que na cidade de Pato Branco/PR foram registradas, em diferentes localidades, diversos pontos de geadas. Além do Paraná, Santa Catarina também amanheceu sob geada forte e Dom Pedrito/RS teve registro de temperaturas de 0.7ºC entre a madrugada e esta manhã. 

 

Geada em diferentes pontos de Pato Branco 4 Geada em diferentes pontos de Pato Branco 3
Geada em diferentes pontos de Pato Branco - 2 Geada em diferentes pontos de Pato Branco 1 - 08/05

Durante a sexta-feira as temperaturas tendem a subir na região, mas na madrugada e tendência é que em todo sul do Brasil, voltem a ficar entre 2 e 6 graus, podendo ser registrados volumes ainda mais baixos em alguns pontos. O declínio de temperatura, assim como a possibilidade de novos episódios de geadas, também é válida para o extremo sul do Mato Grosso do Sul. "As temperaturas ficam mais baixas e as geadas podem voltar a acontecer nos próximos dias em todo esse trecho", afirma a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet. 

Veja o mapa de previsão de temperatura para o Sul e Centro-Oeste: 

Temperaturas Sul e Centro-Oeste - Inmet - 0805  Temperaturas Sul e Centro-Oeste - Inmet - 0805
É o primeiro evento de friagem que atinge do sul ao norte do Brasil em 2020 (Fonte: Inmet)

A meteorologista destaca ainda que todo o Sudeste também tem declínio de temperatura previsto para o final de semana. Ainda de acordo com Inmet, não há indicação de geada para as regiões produtoras de café, mas os mapas sinalizam que no sábado, as minímas previstas não devem ultrapassar os 10 graus no extremo sul de Minas Gerais. Nas demais regiões do estado mineiro, assim como no Espírito Santo, as temperaturas devem ficar entre 16 e 20 graus. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para todo o Brasil nas próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 08/05
Fonte: Inmet 

Já as condições de chuvas, são previstas apenas para o norte do Brasil. Os mapas apontam tempo estável para todo o Brasil, com possibilidade de chuvas sem grandes intensidades para pontos do Sudeste e áreas do Matopiba. Nas últimas 24 horas os volumes de chuvas foram mais significativos para o Mato Grosso, com precipitação entre 20 e 30 milímetros de precipitação, segundo dados do Inmet.

Choveu também no Rio de Janeiro, com 20 mm em todo o estado. Já na parte sul do Brasil, choveu apenas em Santa Catarina e no Paraná, mas ainda assim em volumes baixos. Produtores de todo o sul do Brasil enfrentam problemas severos por conta da estiagem e irregularidades da chuva desde o ano passado, no desenvolvimento da soja.

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo Brasil: 

Últimas 24 horas - Inmet - 08//05
Fonte: Inmet 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário