Tempo: Fim de semana tem previsão de muita chuva para região sul do país

Publicado em 05/06/2020 10:13 e atualizado em 05/06/2020 11:37

LOGO nalogo

Os modelos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que o final de semana será de muita chuva para o Rio Grande do Sul. A aproximação de uma frente fria ganha força, aumentando os volumes e uma massa de ar frio deve entrar em atuação no domingo (7) a noite, derrubando as temperaturas em todo o sul do país. 

De acordo com o modelo Cosmo, nesta sexta-feira (5) também chove em Santa Catarina e no Paraná. Os volumes mais expressivos são esperados para áreas do oeste e sul dos dois estados, com precipitação entre 20 e 30 mm. Chove nas demais regiões, porém em volumes mais baixos. 

As previsões indicam que os volumes mais expressivos devem acontecer em todo o Rio Grande do Sul. A tendência é que a chuva fique entre 20 e 40 mm de precipitação. O Cosmo indica ainda que em pontos da região central e região oeste, os volumes podem ultrapassar os 60 mm ao longo desta sexta-feira. 

Veja o mapa de previsão de precipitação prevista para todo o país nas próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 0506
Fonte: Inmet 

 

A passagem da frente fria deve acontecer de maneira rápida e no domingo os volumes já começam a ficar mais baixos em toda a região, com previsão de precipitação entre 20 e 30 milímetros de precipitação. A tendência é que os mesmos volumes sejam registrados em Santa Catarina e no Paraná. 

Para o início da próxima semana, são esperadas temperaturas mais baixas para todo o sul do Brasil. Segundo o Inmet, após a passagem da frente fria, uma massa de ar frio deve entrar em atuação, despecando as temperaturas, sobretudo em Santa Catarina e no Paraná.

O modelo do Inmet para previsão de temperatura, indica que a miníma prevista nesta sexta-feira deve ficar entre 14 e 16 graus e no domingo as minímas devem ficar entre 4 e 6 graus no sul do Paraná e nirte de Santa Catarina. Geadas não estão descartadas e podem voltar acontecer. 

Veja o mapa de atuação prevista da massa de ar frio e temperaturas nos próximos dias: 

Massa de ar frio - Inmet - 0506
                   Mapa de massa de ar frio (Fonte: Inmet) Temperaturas sul - Inmet - 0506
        
Mapa de massa de temperaturas (Inmet)

Previsão estendida para todo o Brasil: 

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês) indicam chuvas expressivas para o Rio Grande do Sul até o próximo dia 13 de junho. Segundo os modelos americanos, os volumes devem ficar acima de 100 mm no período. Também continuam previstas chuvas para Santa Catarina e áreas do Paraná. Já para as demais regiões do país, o NOAA segue indicando o período de estiagem, sem previsão de chuvas para as demais áreas. 

Já no período entre dia 13 e 21 de junho, os volumes devem ficar mais baixos em todo sul do país. Continuam previstas chuvas para o Rio Grande do Sul, com volumes entre 40 e 60 milímetros de precipitação. Santa Catarina e Paraná também podem ter chuvas neste período. As demais regiões se mantêm sem previsão de chuvas. .

Veja o mapa de previsão estendida: 

NOAA - 0506
 

Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Algodão em São José do Rio Claro (MT). Envio Deivid Rozendo
Algodão em São José do Rio Claro (MT). Envio Deivid Rozendo

Milho em Rio Verde (GO). Envio de Lia Katzer
Milho em Rio Verde (GO). Envio de Lia Katzer​

Trigo sobre palhada de nabo em Pranchita (PR). Envio Célio Spillari
Trigo sobre palhada de nabo em Pranchita (PR). Envio Célio Spillari​
 

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use as hashtags #imangensdodia

 


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário