Tempo: Previsão indica mais uma semana de chuvas expressivas para o sul do Brasil

Publicado em 08/06/2020 10:51 e atualizado em 10/06/2020 07:27 4296 exibições

LOGO nalogo

A semana passada foi marcada por chuvas volumosas na região sul do país e segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) um novo sistema está se formando entre o Paraguai e Argentina, que deve avançar a partir de terça-feira (9) e novas chuvas são esperadas para todo o sul do Brasil nesta semana. Já para as demais regiões do país, como Centro-Oeste, Sudeste e Matopiba, as previsões continuam indicando tempo estável, sem previsão de chuvas para os próximos dias. 

De acordo com os dados do Inmet, coletados em estação meteorológicas, o Rio Grande do Sul recebeu os maiores volumes - com precipitação entre 50 e 80 mm. Também choveu em Santa Catarina, com acumulado com precipitação de 40 mm em algumas áreas e no Paraná com acumulados entre 20 e 40 mm. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos três dias em todo o Brasil: 

Últimos três dias - Inmet - 0806
Fonte: Inmet 

 

O sistema começa a avançar nas próximas 24 horas, mas o modelo Cosmo do Inmet indica que os maiores volumes devem ser registrados no meio da semana. A partir do dia 10, quarta-feira, são esperadas chuvas volumosas para todo o estado de Santa Catarina. 

As precipitações devem ficar entre 20 e 40 milímetros, podendo ser registrados até 60 mm na região central do estado. Também nesta data são esperadas volumes significativos para o extremo norte do Rio Grande do Sul, entre 20 e 40 mm de precipitação. Ao longo da quarta-feira, o sistema tende a ganhar força e descer para a região central do Rio Grande do Sul e na quinta-feira (11), podem ser registradas chuvas acima de 70 milímetros de precipitação. 

Segundo Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, a expectativa é que o sistema novamente passe de maneira rápida pela região e já na sexta-feira (12) sejam registradas chuvas apenas no extremo sul do Rio Grande do Sul, com precipitação prevista acima de 70 milímetros. Ainda de acordo com o meteorologista, o extremo sul do Mato Grosso do Sul também pode receber chuvas nos próximos dias, mas em volumes mais baixos quando comparados com os demais estados. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

93 horas - Inmet - 0806
Fonte: Inmet 

 

Cachorro cuidando da plantação de Milho em Pedro Afonso (TO). Envio de Eduardo Vieira
Cachorro cuidando da plantação de Milho em Pedro Afonso (TO). Envio de Eduardo Vieira

Tangerina em Aguaí (SP). Envio de Antônio Carlos Simoneti
Tangerina em Aguaí (SP). Envio de Antônio Carlos Simoneti​

Plantação de milho em Guairá (PR). Envio de Marta Wenzel
Plantação de milho em Guairá (PR). Envio de Marta Wenzel​

Tour de milho safrinha com a Família Pignataro em Aral Moreira (MS). Envio de Anderson Santos
Tour de milho safrinha com a Família Pignataro em Aral Moreira (MS). Envio de Anderson Santos​

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use as hashtags #imangensdodia
 

Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário