Últimos dias do Outono: Temperaturas sobem em todo Brasil e principais regiões de produção agrícola ficam sem chuvas

Publicado em 17/06/2020 10:55 e atualizado em 17/06/2020 14:56 1808 exibições

LOGO nalogo

Os últimos do Outono terão temperaturas mais altas nas principais regiões produtoras do Brasil. Após a passagem de sistemas que elevaram os volumes de chuvas no sul do país, toda a região terá uma trégua e a tendência é que as temperaturas subam nos três estados, diminuindo assim as possibilidades de geadas. Além disso, o produtor que esperar uma pausa nas chuvas, poderá dar continuidade ao plantio de trigo no Rio Grande do Sul. 

Segundo o mapa de previsão de temperatura Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), no período entre 17 e 25 de junhos, a temperatura deve ficar entre 18 e 22 graus no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Para as próximas 24 horas, os modelos de previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indicam temperaturas minímas entre 16 e 20 graus no Rio Grande do Sul.

Veja o mapa de previsão de temperatura do NOAA: 

Temperaturas NOAA - 1706


Já no extremo norte do estado e leste de Santa Catarina e Paraná, as temperaturas podem ficar um pouco mais baixas, com mínimas previstas entre 12 e 14 graus. O Inmet prevê ainda que a partir de sexta-feira (19), a temperatura deve subir ainda mais, com previsão entre 24 e 26 graus nos três estados. 

O período de estiagem no Brasil Central também eleva as temperaturas no Centro-Oeste. De acordo com os modelos, no Mato Grosso devem ser registradas as temperaturas mais elevadas, entre 34 e 36 graus. A mesma temperatura é esperada para o Mato Grosso do Sul. A condição se repete para todos os estados do Matopiba, com destaque para Tocantins, Maranhão e Piauí, onde podem ser registradas máxima de 36 graus. 

Já no Sudeste, Minas Gerais deve registrar mínima entre 22 e 26 graus em todas as regiões do estado. O tempo estável favorece a colheita do café, que já está em 16% no sul mineiro, segundo dados da Cooxupé. São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, não devem ultrapassar os 26ºC.  

Veja o mapa de previsão de temperatura do Inmet para os próximos dias: 

Temperatura Inmet - 1706
Fonte: Inmet 

 

Segundo as previsões do NOAA, o frio pode voltar ao sul do Brasil entre 25 de junho e 3 de junho. Para o período, o modelo apresenta máximas de até 10 graus em toda a região. A tendência é que as temperaturas fiquem mais amenas também no Sudeste, com mínimas de 16 graus em algumas regiões. Vale lembrar que o inverno começa oficialmente no dia 20 de junho, próximo sábado, em todo o Brasil.

Veja o mapa de previsão de temperatura para o período entre 25/06 e 03/07:

NOAA - 25-03
Fonte: NOAA 

Campo de Girassol em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro.
Campo de Girassol em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Milho em Cidade em Assis (SP). Envio de Roberto Figliano
Milho em Cidade em Assis (SP). Envio de Roberto Figliano​

Milho em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Milho em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro​

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! 
Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use as hashtags #imangensdodia


 

Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário