Semana inicia com previsão de chuvas em todo o sul do Brasil: Sistema deve chegar com intensidade na 5ª feira

Publicado em 22/06/2020 10:37 e atualizado em 22/06/2020 14:37
Tendência é de queda nas temperaturas no próximo final de semana

LOGO nalogo

Os modelos mais recentes do Insituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que a região sul do país poderá ter novas chuvas nesta semana. De acordo com o Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, um novo sistema em formação no Uruguai deve avançar para o Brasil, levando condição de chuvas volumosas e derrubando as temperaturas na região. Já para as demais regiões do país, a previsão continua sendo de tempo estável e seco, com queda na umidade relativa do ar que pode ficar inferior a 20% no Centro-Oeste. 

De acordo com o modelo Cosmo, a partir de quinta-feira (25), já deve chover no Rio Grande do Sul. Os volumes previstos para o período fica entre 20 e 40 milímetros de precipitação. A tendência é que a partir de sexta-feira (26), o sistema frontal deve avançar para o norte do estado, atingindo também o oeste de Santa Catarina e Paraná, com precipitação de até 30 mm. "A partir do dia 25 a instabilidade ganha força e pode chegar a chover até no sul do Mato Grosso do Sul", afirma o meteorologista.

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias em todo o Brasil: 

174 horas - Inmet - 2206
Fonte: Inmet 

Já para o Paraná, os volumes mais expressivos de chuvas devem acontecer no sábado (27). Os modelos indicam que o estado pode registrar chuvas acima de 70 milímetros na região central. Para a parte sul, são previstos volumes entre 20 e 40 mm. Apenas o extremo norte do Paraná não deve ter chuvas significativas. Também neste dia, são esperadas chuvas para todo o estado de Santa Catarina - com volumes entre 20 e 40 mm. 

Os modelos mostram ainda que as chuvas podem chegar para o extremo sul de São Paulo, com precipitação de até 30 milímetros. Mais uma vez o sistema deve passar de maneira rápida pela a região, sem conseguir avançar para as demais áreas do sudeste. As previsões indicam continuidade de tempo estável no sul de Minas Gerais, favorecendo assim a colheita do café. 

Com o avanço das chuvas para os demais estados, Olívio destaca que também a partir de sábado (27) as temperaturas tendem a cair no Rio Grande do Sul. O modelo de previsão de temperatura do Inmet mostra mínimas entre 4 e 6 graus para todo estado. Seguindo as previsões do Inmet, as temperaturas devem ter um declínio em Santa Catarina, ficando entre 6 e 10 graus.  

Veja os mapas de previsão de temperatura para os próximos dias e para o final de semana em todo o sul: 

24 horas - Temperatura - Inmet 2206Temperatura - Inmet - final da semana - 2206
                                        

Colheita de milho safrinha em Barretos (SP). Envio de João Orloviks
Colheita de milho safrinha em Barretos (SP). Envio de João Orloviks​

Colheita de milho em Primavera do Leste (MT). Envio de Michele Guizini
Colheita de milho em Primavera do Leste (MT). Envio de Michele Guizini​

Milho em Comodoro (MT). Envio de Cláudia Trebien Carneiro
Milho em Comodoro (MT). Envio de Cláudia Trebien Carneiro​

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! 
Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use as hashtags #imangensdodia


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário