Tempo: Semana começa com mais chuvas alerta de temporais para o Rio Grande do Sul

Publicado em 29/06/2020 10:23 e atualizado em 29/06/2020 11:03

LOGO nalogo

A semana começa com previsão de chuvas significativas para a região sul do Brasil. Segundo a previsão da Climatempo, áreas de instabilidade associadas à um cavado meteorológico, e também à um sistema de baixa pressão, vão ganhar força sobre a região. "O alerta é para temporais, e até a noite grandes volumes devem ser acumulados, principalmente no oeste dos estados. As rajadas de vento podem chegar de 60 a 80km/h", afirma a Climatempo. 

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam chuva já para esta segunda-feira (29) no Rio Grande do Sul. Na próxima madrugada, uma nova frente fria em formação no Paraguai deve avançar para o Brasil, aumentando assim as chances de chuvas mais expressivas. 

De acordo com o modelo Cosmo do Inmet, o oeste do Rio Grande do Sul pode registrar entre 20 e 30 milímetros de precipitação nesta segunda-feira (29). Os mesmos volumes são esperados para o extremo sul de Santa Catarina.Com o avanço da frente fria, são esperados acumulados acima de 60 milímetros em algumas regiões do RS. Nas áreas com chuvas menos intensas, os volumes também chamam atenção, ficando entre 20 e 40 mm.

A partir do dia primeiro de julho, na quarta-feira, é esperado que o sistema avance para mais áreas de Santa Catarina e também do Paraná, com precipitação prevista em até 30 mm. A tendência é que até quarta-feira siga chovendo também no Rio Grande do Sul. Os modelos mostram ainda, que desta vez a frente não deve ter força para avançar para as demais regiões do país. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 2906
Fonte: Inmet 

Conforme indicavam as previsões, nos últimos três os volumes mais expressivos de chuvas foram registrados na região sul, São Paulo e parte do Mato Grosso do Sul. 

De acordo com dados coletados pelas estações meteorológicas do Inmet, o Rio Grande do Sul registrou volumes entre 20 e 30 mm em todo o estado. Os mesmos valores foram registrados em Santa Catarina. Já no Paraná, as chuvas foram mais volumosas, com registros acima de 80 mm no Centro-Norte do estado. 

No Sudeste, choveu apenas em São Paulo, ficando o maior volume para o sul do estado - entre 50 e 80 mm. Também choveu nas demais regiões do estado, porém com volumes mais baixos. No caso do Mato Grosso do Sul, o Centro-Sul do estado teve chuvas entre 20 e 30 mm, e algumas áreas receberam volumes acima de 50 mm. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos três dias 

Últimos três dias - Inmet - 2906
Fonte: Inmet 


 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário