Previsão do tempo: "Ciclone bomba" ganha intensidade e Inmet emite alerta laranja

Publicado em 30/06/2020 13:56 e atualizado em 30/06/2020 15:44 10577 exibições

LOGO nalogo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para ventos fortes na região sul do Brasil nas próximas horas. Um ciclo extratropical, também conhecido como "ciclone bomba", já está em atuação na região e deve ganhar força até quarta-feira (1º). "O ciclone se formou e já registramos ventos fortes, de 100 km/h no sul do Brasil, e entre hoje e amanhã deve continuar em atuação na costa leste de toda a região sul", explica o meteorologista do Inmet, Heráclio Alves. 

Alerta laranja - Inmet - 3006
Inmet emite alerta laranja para áreas do sul

Além da atuação do ciclone, o Rio Grande do Sul também registra chuvas volumosas nesta terça-feira (29). Segundo Heráclio, o encontro do ciclone com a frente fria que se aproxima do Brasil, intensifica ainda mais as condições de chuvas para a região. "Tudo começou com um sistema de baixa pressão, agora temos o cliclone que associado à frente fria forma esse padrão diferente", afirma. 

Segundo o aviso publicado na página oficial do Inmet, os ventos podem variar entre 60 km/h e 100 km/h. "Risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações", destaca as previsões. Heráclio afirma ainda que até a madrugada da próxima quarta-feira (30) os ventos fortes podem ser registrados na região. A tendência é que pela manhã, o sistema avance ao oceano. 

Veja o mapa de previsão de atuação do ciclone na região sul do Brasil: 

Ciclone - Inmet
Fonte: Inmet 

 

Chuvas 

De acordo com o modelo Cosmo do Inmet, nas próximas 24 horas, são esperadas precipitação entre 70 e 90 milímetros em alguns pontos, com destaque para região central do estado. Para as demais regiões, os volumes também chamam atenção, entre 20 e 40 mm. "O acumulado ao longo do dia deve continuar significativo e além disso podemos ter chuvas de granizo e chuvas fortes, principalmente no norte do Rio Grande do Sul", destaca a meteorologista Naiane Araújo, também do Inmet. 

Produtores enviam fotos de chuva de granizo no Paraná: 

Chuva de granizo no RS - 3006Chuva de granizo no RS - 3006Chuva de granizo no RS - 3006

 

O modelo aponta ainda que nas próximas horas a condição de chuva também chega até Santa Catarina. O modelo indica que a tendência é de chuva para todo o estado, com destaque para a região sul que pode ter os maiores acumulados - entre 20 e 40 milímetros. Também pode voltar a chover no Paraná, mas ainda com volumes mais baixos quando comparados com os demais estados. 

>>> Muita chuva: Sul amanhece com acumulados expressivos e tendência é permanência das chuvas em toda a região

 

 

Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário