Ciclone: Inmet monitora situação no RS e SC e emite alerta vermelho para as próximas horas

Publicado em 07/07/2020 17:25
Acumulados de chuvas podem levar estragos às regiões de produção agrícola

LOGO nalogo

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu no final desta terça-feira (7) um alerta vermelho para áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, os dois estados que devem ser atingidos com maior intensidade pelo novo ciclone extratropical. Apesar dos meteorologistas afirmarem que o ciclone perdeu um pouco da força e que deve ser de menor intensidade, as condições climáticas preocupam a região. 

Segundo o aviso publicado na página inicial do Instituto, o acumulado de chuvas deve acontecer entre as 19h desta terça e 10h da quarta-feira (8). "Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco", afirmou a publicação. O aviso é válido para a região norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. 

Veja o mapa com as regiões que estão sendo monitoradas pelo Inmet: 

Inmet - Alerta vermelho - 0707

Para as próximas 24 horas, o modelo Cosmo do Inmet aponta chuvas acima de 70 milímetros de precipitação para o norte do Rio Grande do Sul. Também são previstas chuvas para as demais regiões do estado, porém com volumes mais baixos. Já em Santa Catarina, os acumulados devem ficar entre 20 e 30 mm. Também pode chover no extremo sul do Paraná e Mato Grosso do Sul, mas com volumes bem mais baixos quando comparados com os demais estados.

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 24 horas: 

24 Horas - Inmet - 0707
Fonte: Inmet 

 


Queda nas temperaturas 

Após a passagem das chuvas, as temperas devem cair de maneira expressiva em todo o sul do Brasil e o Inmet também já emitiu um alerta laranja para os três estados, válidos entre a quarta e quinta-feira (9). De acordo com a publicação, as temperaturas podem registrar até 5 graus de declínio no período. As quedas nas temperaturas também devem atingir parte do Mato Grosso do Sul e áreas de São Paulo. 

Confira o mapa com a previsão de atuação do ciclone nas próximas horas: 

Ciclone Novo - INMET - 0707
Fonte: Inmet 

 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário