Clima: Inmet emite alerta de chuvas intensas para o sul do Brasil nesta 4ª feira

Publicado em 12/08/2020 10:08 e atualizado em 12/08/2020 12:13

LOGO nalogo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para chuvas intensas válido para o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e extremo sul do Paraná. "Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma o Inmet. O alerta é válido até o fim da noite desta quarta-feira (12). 

Veja o mapa de alerta do Inmet: 

Mapa de alertas - Inmet - 1208
Fonte: Inmet 

 

Falando em volumes de chuva, o modelo Cosmo do Inmet aponta chuvas cima dos 60 milímetros para áreas do Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas. Já Santa Catarina e Paraná devem receber chuvas com volumes mais baixos. 

"Além das pancadas de chuva, a quarta-feira também será de risco para fortes rajadas de vento, que podem chegar a 70km/h principalmente em áreas do Rio Grande do Sul e da serra catarinense. No litoral dos dois estados, o mar fica bastante agitado", comenta  Climatempo. 

>>> ARC Mercosul estima perdas de 700 mil a 1,2 mi de t de milho após tempestade no Corn Belt

As previsões do Inmet indicam que a região continuará com volumes expressivos até o início da próxima semana, quando um novo sistema deve ganhar força pelo sul do Brasil. A partir do dia 15, sábado, as chuvas passarão a ser mais intensas também para Santa Catarina e Paraná, com as precipitações podendo ficar acima de 50 milímetros na região central do Paraná. 

A tendência é que as condições de chuva avancem também para São Paulo e Mato Grosso do Sul. Os dois estados não recebem chuvas volumosas desde o início do Inverno e as precipitações devem ficar entre 40 e 60 mm. Os modelos indicam ainda que as chuvas podem voltar ao sul de Minas Gerais, com volumes entre 20 e 40 mm. 

Veja o mapa de precipitação prevista para os próximos dias em todo Brasil: 

Próximos dias - Inmet - 1208
Fonte: Inmet 

 

Os mapas mais recentes da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), também indicam chuvas para áreas do sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Segundo as previsões entre 12 e 20 de agosto, os volumes devem ficar entre 80 e 100 mm, sendo os maiores volumes esperados para São Paulo. 

As chuvas no entanto. ainda não se tratam do retorno da estação chuvosa para as demais áreas do Brasil. Para o período entre 20 e 28 de agosto, os volumes previstos são mais baixos para o sul e também áreas do Sudeste. O modelo mantém ainda o tempo seco e estável para o Brasil Central.  

Veja o mapa de previsão estendida: 

NOAA - 1208
Fonte: NOAA 

 

c
Fazenda de Jesus em Tangará da Serra/MT Foto de Fernando Pezzini

Chuva hoje zona da mata Foto de Deivisson
Chuva hoje zona da mata Foto de Deivisson

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use as hashtag#imangensdodia
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário