Inverno está mais quente no Centro-Oeste: Modelos apontam até 4 graus acima da média em Agosto

Publicado em 25/08/2020 09:42 e atualizado em 25/08/2020 11:10

LOGO nalogo

Conforme já indicavam as previsões, a massa de ar seco deve continuará predominante em todo o Centro-Oeste nos próximos dias. Segundo Olívio Bahia, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apesar de ser uma condição característica da estação, as altas nas temperaturas é o que chamam atenção. Os mapas de anomalias referente ao mês de Agosto mostram que a região central do Brasil tem temperaturas entre 2 e 4 graus acima da climatologia previstas.

As previsões indicam que após uma semana de temperaturas mais amenas e baixa umidade relativa do ar em alta, o Mato Grosso pode voltar a registrar 40 graus nesta terça-feira (25), declínio na umidade relativa do ar, aumentando o risco de incêndio em toda a região. 

"A massa de ar seco ficou predominante durante todo o Inverno e com isso os sistemas frontais não conseguem subir para a região e aliviar as condições no Centro-Oeste. O produtor precisa estar atento e tomar as medidas de prevenção de incêndios", afirma o meteorologista. 

Os modelos de previsão de temperatura do Inmet indicam a elevação da temperatura ao longo das próximas 24 horas, com máximas previstas acima dos 36 graus em grande parte do Mato Grosso, Goiás e parte do Tocantins. Já no Mato Grosso do Sul apenas o extremo sul do estado deve registrar temperaturas mais amenas, entre 24 e 28 graus. 

Veja o mapa de previsão de temperatura para o Centro-Oeste nas próximas horas: 

Temperaturas Centro-Oeste 2508
Fonte: Inmet 

 

Na madrugada desta terça-feira (25) foram registradas geadas fracas na cidade de Monte Verde, sul de Minas Gerais. Olívio afirma que apesar das manhãs ainda geladas no Sul e Sudeste do Brasil, a tendência é de elevação nas temperaturas no período da tarde. "Ainda temos chances de geadas pontuais nas áreas serranas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul de Minas Gerais, mas com intensidade muito fraca", afirma o meteorologista.

Para o Sudeste, os modelos do Inmet indicam as menores temperaturas para a área leste da região, com mínimas entre 10 e 12 graus. A região central e oeste de São Paulo e Minas Gerais podem ter máxima acima dos 22 graus. Podem ocorrer pontos isolados com temperaturas mais baixas em algumas áreas do café, no sul de Minas Gerais. 

As condições para o Sul do Brasil são de temperaturas mais baixas, com destaque para áreas de Santa Catarina e Paraná que podem registrar as mínimas mais expressivas, entre 6 e 10 graus. Já no Rio Grande do Sul, a mínima prevista é de 14 graus para todo o estado, podendo a máxima chegar a 24 graus nas próximas 24 horas.  

Veja o mapa de previsão de temperatura para as próximas 93 horas: 

93 horas - temperatura - Inmet - 2508
Fonte: Inmet 

 

Temperaturas acima da média 

Os mapas de anomalias referente ao mês de Agosto mostram que a região central do Brasil tem temperaturas entre 2 e 4 graus acima da climatologia previstas. No Mato Grosso as temperaturas mais elevadas vem sendo registradas principalmente na parte norte do estado, com até 3 graus acima da média. As mesmas condições são registradas para o oeste do Mato Grosso do Sul. 

No caso de Goiás, apenas o extremo norte do estado, na divisa com o Tocantins, registraram temperaturas mais elevadas. Segundo os modelos da Cptec, o norte de Goiás e extemo sul do Tocantins registram, pelo menos, 4 graus acima da climatologia durante o mês. 

Em comparação com Agosto de 2019, os modelos comprovam que o Inverno está sendo mais quente este ano em algumas regiões do Centro-Oeste. No caso do Mato Grosso, no mesmo período, os termômetros registram temperaturas entre 1.1 e 2ºC acima da climatologia. No sul do Tocantins e norte de Goiás, foram registrados as mesmas anomalias. Já no Mato Grosso do Sul, a situação foi inversa e Centro-Sul do estado foi mais quente em 2019, com até 3 graus acima da climatologia.

Veja os mapas de anomalias registradas em 2019 e 2020: 

Mapas anomalias de temperatura em agosto 2019 e 2020 Mapas anomalias de temperatura em agosto 2019 e 2020
Fonte: Cptec


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário