Inmet: Ciclone ganha intensidade nesta 4ª no RS; chuvas, ventania e granizo são previstos

Publicado em 02/09/2020 10:34 e atualizado em 02/09/2020 11:40
No Brasil Central segue predominante as temperaturas elevadas e umidade relativa do ar baixa

LOGO nalogo

O Instituto Nacional de Meteorologia confirmou nesta quarta-feira (2) que o ciclone extratropical previsto para atuação no Rio Grande do Sul deve ganhar intensidade nas próximas horas, aumentando as rajadas de ventos e chuvas no estado.

Segundo Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, o sistema está em formação e junto com uma nova frente fria também intensifica as precipitações. "De forma geral, os principais volumes acontecem no Rio Grande do Sul, podemos ter alguma chuva registrada também em Santa Catarina", comenta. 

De acordo com o modelo Cosmo do Inmet, para as próximas 24 horas, as chuvas intensas são previstas para o extremo sul do Rio Grande do Sul, onde as precipitações podem ultrapassar os 70 mm em algumas áreas. O modelo indica ainda a chance de avanço das chuvas para áreas do Centro e Norte do estado, porém com volumes baixos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 0209
Fonte: Inmet 

 

As previsões mais recentes da Climatempo indicam que os sistemas devem ganhar intensidade no início da noite desta quarta. "O processo de formação da frente fria (frontogênese) e do ciclone (ciclogênese) vão gerar nuvens carregadas sobre o Rio Grande do Sul, o Uruguai e o leste da Argentina (região de Buenos Aires), com potencial para chuva volumosa, rajadas de vento intensas e até queda de granizo", destaca a Climatempo. 

Além das chuvas e granizo, outra característica do sistema é o aumento das rajadas de ventos. A Climatempo alerta para o risco de ventania com até 90 km/h no centro-sul, oeste e leste do Rio Grande do Sul e ventos entre 50 e 70 km/h para as demais regiões do estado. 

Veja o mapa de previsão de atuação do novo ciclone: 

Previsão Atuação Ciclone Extratropical - Inmet - 0209
Fonte: Inmet 

 

O Inmet também emitiu um alerta amarelo de vendaval para a região sul do Brasil. Porém, de acordo com o Instituto, os ventos fortes podem atingir além de áreas do Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e do Paraná. "Vento variando entre 40 km/h e 60 km/h. Baixo risco de queda de galhos de árvores", afirma o comunicado oficial. 

Já para o extremo sul do Rio Grande do Sul, há um alerta laranja válido até as 23h desta quarta. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", diz. 

Veja os mapas com alertas para o sul do Brasil: 

Mapa de Alerta Inmet - 0209 Mapa de Alerta Inmet - 0209
Fonte: Inmet 

Para as demais regiões do país, a tendência é de permanência do tempo seco e altas temperaturas. De acordo com o meteorologista do Inmet, a umidade relativa do ar no Mato Grosso continua deixando o estado em alerta, podendo chegar a 12% nesta quarta-feira. 

Quanto às temperaturas, os modelos de previsão estendida Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), continuam indicando máximas acima dos 34 graus em todo o Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul e também para o Tocantins. No Sudeste, as temperaturas também mantém os patamares dos últimos dias, entre 22 e 26 graus em toda a região.

Veja o mapa de previsão estendida para temperaturas em todo o Brasil: 

NOAA Temperatura - 0209
Fonte: Inmet 

Lucas e seu pai Fernando em Guarai Tocantins

Lucas e seu pai Fernando em Guarai Tocantins​

Foto de Júlio Schneider , Formosa-GO
Foto de Júlio Schneider , Formosa-GO​

Marcelo. Técnico em Agronegócio, Taquarituba-SP
Marcelo. Técnico em Agronegócio, Taquarituba-SP​

Palotina-PR Foto de Edmilson Zabott
Palotina-PR Foto de Edmilson Zabott​

Colheita de milho no município de Pirajuba-MG Raulean Rocha
Colheita de milho no município de Pirajuba-MG Raulean Rocha

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do 
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário