Forte onda de calor aumenta as temperaturas: Centro-Oeste pode bater 42ºC nesta quinta

Publicado em 10/09/2020 10:28 e atualizado em 10/09/2020 13:30
Sudeste deve ter temperaturas cerca de 5ºC acima da média; veja previsões detalhadas

LOGO nalogo

Uma intensa onda de calor vai aumentar as temperaturas na região Sudeste do Brasil nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de altas temperaturas válido para Minas Gerais e São Paulo, que devem registrar temperatura com 5º graus acima da média até o próximo domingo, dia 13. 

Segundo Mamedes Luiz Melo, meteorlogista do Inmet, a forte massa de ar seco que atinge todo o Brasil ganhou intensidade, aumentando as temperaturas nos dois estados. Os mapas de previsão de temperatura para as próximas 24 horas, indicam que as máximas podem chegar a 38 graus. 

>>> NOAA confirma retorno do La Niña ainda este ano; pico deve acontecer entre novembro e janeiro

"Os meteorologistas alertam para um fim de semana de calor recorde, o mais quente do ano, até agora. Várias cidades paulistas vão registrar temperaturas elevadas e possíveis recordes", afirma a previsão da Climatempo para São Paulo. Além das altas temperaturas, o estado de São Paulo também fica em alerta pela baixa umidade relativa do ar, que deve ficar entre 20% e 30%. 

É importante ressaltar que as altas temperaturas preocupam produtores de café em Minas Gerais e na cidade Franca/SP. O déficit hídrico no parque cafeeiro já é considerado o mais severo dos últimos anos e a produção da safra 2021 já começa com potencial de perda, consequência da falta de chuvas e temperaturas elevadas. 

Já a região Centro-Oeste continua em alerta de altas temperaturas e de baixa umidade relativa do ar. Os modelos do Inmet sinalizam máximas acima dos 40 graus para o extremo sul do Mato do Grosso e áreas do norte do Mato Grosso do Sul, podendo chegar a 42 graus nesta quinta. Nas demais regiões, os termômetros devem ficar entre 38 e 40ºC. As mesmas condições são esperadas para Goiás e toda região do Matopiba. 

Também chama atenção as altas temperaturas previstas para o Paraná, que tem autorização para início do plantio da soja neste dia 10 de setembro, mas que ainda não começou, também consequência de baixos volumes de chuvas em todo o estado. Segundo o Inmet, as máximas no Paraná devem ficar entre 36 e 38 graus, sendo as temperaturas mais altas esperadas para o Noroeste do estado. 

Veja o mapa de previsão de temperatura para todo o Brasil: 

Temperaturas - Inmet - 1009
Fonte: Inmet 

 

Já no caso das chuvas, elas continuam restritas ao Rio Grande do Sul, mas segundo Mamedes dão uma trégua nos volumes expressivos nesta quinta-feira (10). A partir de sexta-feira, um novo sistema deve avançar para o estado, voltando as condições de chuvas mais volumosas. Segundo a Climatempo, o sistema também aumentará as chances de temporais no RS. 

"Outra frente fria passa pelo litoral do Rio Grande do Sul nesta próxima sexta-feira e mais um sistema está previsto para o domingo. Assim, serão três frentes frias em apenas 4 dias que vão renovar as áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul", comenta a Climatempo.  No sábado, 12, o alerta para a chuva forte e mais volumosa é para o sul e o leste gaúcho e a Grande Porto Alegre fica sujeita a mais temporais. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 1009
Fonte: Inmet 

Inicio do plantio da soja 2020/21 em Naranjal- Paraguay Foto de Cledison Conte
Inicio do plantio da soja 2020/21 em Naranjal- Paraguay Foto de Cledison Conte

Inicio do plantio da soja 2020/21 em Naranjal- Paraguay Foto de Cledison Conte
Inicio do plantio da soja 2020/21 em Naranjal- Paraguay Foto de Cledison Conte​

Valério Rocha de Corpus Christi Canindeyu/Paraguai
Valério Rocha de Corpus Christi Canindeyu/Paraguai​

Valério Rocha de Corpus Christi Canindeyu/Paraguai
Valério Rocha de Corpus Christi Canindeyu/Paraguai​

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do 
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário