Último final de semana do Inverno terá queda nas temperaturas e geadas no Sul do Brasil

Publicado em 18/09/2020 10:13 e atualizado em 18/09/2020 10:59 2727 exibições
Previsão também destaca chuvas e queda nas temperaturas no Sudeste

LOGO nalogo

Após uma semana de chuvas volumosas no Rio Grande do Sul, o último final de semana do Inverno será com temperaturas baixas e chances de geadas com intensidade entre fraca e moderada para toda a região sul do Brasil. 

Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos últimos cinco dias o Rio Grande do Sul recebeu entre 50 e 100 mm de chuvas, sendo os maiores acumulados registrados na região central do estado. Também choveu no sul de Santa Catarina, com volumes entre 20 e 25 mm, já no Paraná, a condição de tempo seco e altas temperaturas foi predominante nos últimos dias. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos cinco dias: 

Últimos cinco dias - Inmet - 1809
Fonte: Inmet 

 

De acordo com Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, uma massa de ar frio vai derrubar as temperaturas em toda a região durante o final de semana. Para a próxima madrugada, os modelos indicam chance de geadas fracas para todo o Rio Grande do Sul.

No domingo, dia 20, a massa deve ganhar intensidade com previsão de geadas com intensidade entre fraca e moderada em todo o Rio Grande do Sul, áreas de Santa Catarina e também o extremo sul do Paraná. Segundo o Inmet, as condições de geadas devem permanecer até a madrugada de segunda-feira (21), sobretudo nas áreas de serra entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

Veja o mapa de previsão de atuação da massa de ar frio: 

Massa de ar frio - Inmet - 1809
Fonte: Inmet 

 

Quanto às temperaturas, o declínio será expressivo em toda a região. Os mapas de previsão de temperatura do Inmet apontam para uma queda de pelo menos 8 graus. Nesta sexta-feira (18) a mínima no Rio Grande do Sul deve ficar em 14 graus, enquanto no domingo é prevista mínima entre 4 e 6 graus. As mesmas condições são esperadas para Santa Catarina.

O alívio nas temperaturas também chegam para o Paraná, que além da falta de chuva vem enfrentando altas temperaturas. Segundo Mamedes, as máximas ainda permanecem entre 30 e 32 graus no sábado, mas no domingo não devem ultrapassar os 22 graus. 

Veja o mapa de previsão de temperatura para todo o Brasil nos próximos dias: 

Temperaturas 93 horas - Inmet - 1809
Fonte: Inmet 

Chuvas no Sudeste 

As previsões mais recentes da Climatempo destacam a volta das chuvas para o Sudeste do Brasil. "O último fim de semana do inverno de 2020 começa quente e termina com muitas nuvens e chuva em várias áreas do estado de São Paulo", comenta publicação. 

De acordo com a Climatempo, a frente fria deve chegar com mais intensidade no domingo, dia 20, em todo o estado de São Paulo. "A chance de chuva é baixa na região de Presidente Prudente. O calorão finalmente diminui no centro-oeste e no norte do estado, com a entrada de ventos frescos e as pancadas de chuva", destaca. 

Para segunda-feira, 21, o modelo Cosmo do Inmet aponta volumes entre 20 e 30 mm para o Rio de Janeiro e também áreas do Sul de Minas Gerais. A tendência é que chova também em todo o estado de São Paulo, além do alívio nas temperaturas que também deve ter um declínio expressivo no Sudeste. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 1809
Fonte: Inmet 

Fazenda Três Barras em Três Rio-RJ. Foto de Carlos Vieira de Azevedo
Fazenda Três Barras em Três Rio-RJ. Foto de Carlos Vieira de Azevedo

Fazenda Três Barras em Três Rio-RJ. Foto de Carlos Vieira de Azevedo
Fazenda Três Barras em Três Rio-RJ. Foto de Carlos Vieira de Azevedo​

Plantio de milho, Ijuí-RS Tec. Agricola Ronaldo Bazzan e Jean Radin
Plantio de milho, Ijuí-RS Tec. Agricola Ronaldo Bazzan e Jean Radin​

Fazenda Três Barras em Três Rio-RJ. Foto de Carlos Vieira de Azevedo
Fazenda Três Barras em Três Rio-RJ. Foto de Carlos Vieira de Azevedo​

Lavoura de trigo ors 25 em Paulo Bento RS , TEC agrícola Anderson Ziger
Lavoura de trigo ors 25 em Paulo Bento RS , TEC agrícola Anderson Ziger

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do 
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia

 

Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário