HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Clima: Inmet destaca retorno das chuvas no Brasil Central, onda de calor e temporal no Rio Grande do Sul

Publicado em 01/10/2020 10:37 e atualizado em 01/10/2020 16:26
Atualização do NOAA sinaliza corredor de umidade mais abrangente a partir do dia 9

LOGO nalogo

O modelo de previsão estendida da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) continua sendo otimista para o retorno das chuvas na área Central do Brasil. A atualização mais recente do GFS já sinaliza chuva ainda mais abrangente para o Centro-Oeste. Na última terça-feira, dia 29, o modelo já sinalizava a formação do corredor de umidade, mas com chuvas mais pontuais. 

De acordo com a NOAA, no período entre 9 e 17 de outubro, o corredor de umidade pode levar chuvas para o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, com precipitação entre 50 e 70 milímetros.

Segundo análise de Olívio Bahia, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os indicativos são positivos e já mostram chuvas para a região, lembrando que o retorno da estação chuvosa acontece de maneira irregular. "Pode ser que as chuvas aconteçam e parem em alguns dias, característico desse retorno gradual das chuvas", comenta. 

Caso se confirmem as previsões, a tendência é de alívio também para o produtor de café em Minas Gerais, região que o NOAA aponta chuvas de até 70 mm. O corredor cafeeiro de Minas Gerais enfrenta a estiagem mais severa dos últimos anos e o setor aguarda as novas chuvas para minimzar os impactos na próxima safra de café. O mapa também mostra bons volumes para Rio de Janeiro e Espírito Santo. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 

NOAA - 0110
Fonte: NOAA 

 

Temperaturas continuam elevadas nas próximas 24 horas: 

Enquanto as chuvas não conseguem avançar para o Brasil Central, a tendência continua sendo de calor intenso na maior parte do país. Nas últimas 24 horas, todo o Centro-Oeste teve pico de temperatura acima dos 40 graus, sendo a mais elevada registrada em Coxim, no Mato Grosso do Sul, com 44 graus. 

Segundo o modelo de previsão de temperatura do Inmet, nesta quarta-feira (1º), o Mato Grosso do Sul pode voltar a ter temperaturas entre 40 e 42 graus em todas áreas do estado. No Mato Grosso, as temperaturas mais expressivas devem ser registradas na região sul. Para as demais áreas do MT e Goiás, as temperaturas devem ficar entre 36 e 38 graus. 

O calor intenso também segue predominante no Sudeste. São Paulo pode registrar novos recordes nas próximas 24 horas, com previsão de temperaturas de até 40 graus para boa parte do estado. Em Minas Gerais, as máximas previstas ficam entre 34 e 36 graus. 

A onda de calor está se expandido para o Sul do Brasil e ontem foram observadas temperaturas de 40°C também no Paraná. O INMET registrou 40,7°C em Paranapoema, 40,2°C em Planalto e 40,0°C em Cidade Gaúcha. Na região Sul do Brasil, todos os estados têm temperatura em elevação. O oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul têm previsão entre 38 e 40 graus. 

Veja o mapa de previsão de temperatura para os próximos dias: 

Temperaturas - Inmet - 0110
Fonte: Inmet 

Rio Grande do Sul pode ter temporal 

Segundo o modelo Cosmo do Inmet, o sul do Rio Grande do Sul tem chance de temporal nas próximas 24 horas. Segundo Olívio Bahia, uma nova frente avança pelo estado, aumentando as condições de chuva. 

A tendência é que os volumes fiquem mais expressivos a partir de sexta-feira, dia 2, com volumes entre 40 e 60 milímetros. O modelo sinaliza o avanço das chuvas para a região central do estado, com precipitação entre 50 e 70 mm. O sistema não deve ter força para avançar para as demais áreas do país, mantendo a condição de chuva restrita para o Rio Grande do Sul.

Veja a previsão de precipitação para os próximos dias: 

93 horas - Inmet - 0110
Fonte: Inmet 

Estufa agrícola de produção de morangos em Itaiópolis-SC Foto de Paulo Marcelo Adamek
Estufa agrícola de produção de morangos em Itaiópolis-SC Foto de Paulo Marcelo Adamek

Estufa agrícola de produção de morangos em Itaiópolis-SC Foto de Paulo Marcelo Adamek
Estufa agrícola de produção de morangos em Itaiópolis-SC Foto de Paulo Marcelo Adamek​

São Luiz dos Montes Belos-GO Marcos de Castro
São Luiz dos Montes Belos-GO Marcos de Castro​

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do 
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário