HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Semana será marcada por temperaturas elevadas e retorno gradual das chuvas no Brasil Central

Publicado em 05/10/2020 10:10 e atualizado em 05/10/2020 18:02
Onda de calor volta ganhar intensidade no Sudeste nesta segunda-feira (5)

LOGO nalogo

Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a semana será marcada pelas altas temperaturas e retorno gradual das chuvas no Brasil Central. A onda de calor continua ativa em boa parte do país e as temperaturas podem voltar a bater a casa dos 40ºC nos próximos dias. Já o retorno das chuvas, segundo o modelo GFS, da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), deve começar acontecer nos próximos dias. 

Falando em temperatura, Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, apesar de um alívio nas temperaturas em áreas do Sudeste durante o final de semana, a onda de calor volta a ganhar intensidade e São Paulo tem máxima prevista entre 38 e 40 graus, com destaque para a região oeste do estado que deve registrar as temperaturas mais elevadas. O calor também continua intenso em Minas Gerais, com temperatura prevista entre 34 e 36 graus. Rio de Janeiro e Espírito Santo podem registrar temperatura máxima entre 28 e 32 graus nesta segunda-feira (5). 

A alta temperatura e baixa umidade mantém o Centro-Oeste brasileiro em alerta. Segundo o modelo de previsão de temperatura do Inmet, o Centro-Leste do Mato Grosso pode voltar a registrar 40 graus nas próximas 24 horas. As demais áreas do estado devem ficar com as máximas entre 36 e 36 graus. O calor excessivo também não dá trégua para o Mato Grosso do Sul, onde a maior parte do estado tem previsão de temperatura máxima entre 40 e 42 graus. 

Já na parte sul do Brasil, o Paraná continua registrando as temperaturas mais elevadas, entre 36 e 38 graus, com destaque para o norte do estado que deve registrar as temperaturas mais elevadas. Em Santa Catarina, a temperatura deve ficar entre 28 e 32 graus nesta segunda. Enquanto no Rio Grande do Sul, as máximas não devem ultrassapar os 32 graus.

Veja o mapa de previsão de temperatura para os próximos dias: 

Temperaturas - Inmet - 0510
Fonte: Inmet 

 

A boa notícia, segundo Olívio Bahia, é atualização do modelo GFS que mantém a tendência do retorno da chuvas para o Centro-Oeste nos próximos dias. "Já tem duas semanas que os modelos estão nos indicando essa chuva e ao que tudo indica, no final desta semana já podemos ver isso acontecendo, ainda de maneira irregular, mas com certeza já trará alívio para toda a região", comenta o meteorologista. 

Para o período entre 5 e 13 de outubro, o NOAA sinaliza uma umidade mais abragente para o Brasil Central, mas ainda com os maiores volumes previstos para áreas do Sudeste. Caso se confirmem as previsões, as chuvas em Minas Gerais levarão alívio ao produtor de café que passa pela maior estiagem dos últimos anos. Para o período, ainda há o indicativo de chuvas para o Paraná, com precipitação prevista entre 25 e 30 mm. 

Entre os dias 13 e 21, a tendência é de aumento nos volumes no Sudeste do Brasil e um avanço mais expressivo para áreas do Centro-Oeste Brasileiro. Em contrapartida, os modelos indicam uma tendência de pouca chuva para todo o Sul do Brasil,  sobretudo no Rio Grande do Sul que pode não registrar pouca ou nenhuma precipitação. 

Veja o mapa de previsão de precipitação estendida para todo o Brasil: 

NOAA - 0510
Fonte: NOAA 


Primavera no Sítio Primavera, no Mato Dentro, em Eng.o Coelho (por Vera Olivi)
Primavera no Sítio Primavera, no Mato Dentro, em Eng.o Coelho (por Vera Olivi)

Lavoura de milho ganhando forma Rio Grande do Sul Eng Agrônomo Felipe Zanandrea
Lavoura de milho ganhando forma Rio Grande do Sul Eng Agrônomo Felipe Zanandrea​

Situação muito preocupante das lavouras em Naranjal-Paraguay por falta da chuva e temperaturas passando dos 40 °C. Em 55 dias apenas 8 mm de chuva. foto de Cledison Conte
Situação muito preocupante das lavouras em Naranjal-Paraguay por falta da chuva e temperaturas passando dos 40 °C. Em 55 dias apenas 8 mm de chuva. Foto de Cledison Conte


Primavera no Sítio Primavera, no Mato Dentro, em Eng.o Coelho (por Vera Olivi)
Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do 

WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia

 


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Jaime Jaime

    Cade a chuva pro Oeste do Paraná pro dia 10 a 17 de outubro que era em torno de 40mm???

    Semana passada a publicação de vocês foi -- Preparem as Máquinas que vem chuva..., e hoje a previsão de chuva não chega a 5 mm???!!

    5
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Sobre as informações da meteorologia, as pessoas precisam tomar muito cuidado como a mensagem é transmitida e entendida..., os meteorologistas avisaram varias vezes que as análises são uma "previsão", e que as coisas podem mudar.... O sistema de previsões climáticas não são exatas por enquanto, e ainda devem levar muitas décadas para se tornarem exatas. Mas as mesmas previsões ainda continuam mostrando uma mudança no quadro principal. Pelo menos nublado ficará a partir do final dessa semana.

      4