HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Atualização do NOAA volta a sinalizar chuvas para região Sul do BR: Previsão inclui o Paraná

Publicado em 07/10/2020 10:20 e atualizado em 08/10/2020 11:14

LOGO nalogo

A atualização do modelo GFS, divulgada nesta quarta-feira (7) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), além do corredor de umidade em formação para o Brasil Central, também sinaliza condição de chuvas para o Paraná, a partir da segunda quinzena de Outubro. 

De acordo com o NOAA, para o período entre 7 e 15 de outubro, o modelo mantém o retorno gradual das chuvas para o Centro-Oeste, sendo as precipitações mais abrangentes previstas para áreas do Mato Grosso, com acumulados de até 40 mm. Ainda neste período, o modelo segue apontando chuvas mais volumosas para Minas Gerais, com volumes entre 50 e 60 milímetros de precipitação. 

Assim como modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o GFS também mostra a formação de um sistema pelo sul do Brasil, que é o que deve ajudar a romper o forte bloqueio atmosférico que vem mantendo a intensa onda de calor nos últimos em boa parte do país.

Para os próximos dias, o GFS sinaliza chuvas entre 40 e 50 milímetros para áreas de Santa Catarina e Paraná. "As chuvas ainda podem acontecer de maneira muito irregular, chovendo mais em algumas áreas e menos em outras, mas já estamos sinalizando uma mudança geral nos padrões", comenta Naiane Araújo, meteorologista do Inmet. 

Já para o período entre 15 e 23 de Outubro, a sinalização é de chuva mais generalizada para todo o Sul do Brasil. Além de Santa Catarina e Paraná, o NOAA mostra condição de chuvas também para o Rio Grande do Sul.

"Para essa segunda semana, ainda é uma tendência, mas já vemos chuvas bastante significativas, mostrando uma mudança de padrão mais efetiva", destaca. A meteorologista afirma ainda que caso se confirmem, as chuvas poderão chegar até o noroeste do Paraná, região que mais vem sofrendo com os impactos das altas temperaturas e baixos volumes de chuvas. 

Veja o mapa de previsão estendida divulgado nesta quarta-feira (7):

NOAA - 0710
Fonte: NOAA 

 


Próximas 24 horas 

Para as próximas 24 horas, o Inmet mantém o estado de alerta para onda de calor válido para todo o Centro-Oeste e áreas do Sudeste do Brasil. "Hipertermia/Risco de morte. Temperatura 5ºC acima da média por período maior do que 05 dias", afirma o comunicado. De acordo com o modelo de previsão de temperatura, nesta quarta-feira o pico da temperatura pode voltar a registrar máximas entre 40 e 42 graus em áreas do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.  

Maiores temperaturas - Inmet - 0710
Fonte: Inmet 

De acordo com a previsão da Climatempo, as áreas de instabilidade devem crescer em parte do Norte e do Centro-Oeste, aumentando as condições de pancadas de chuva. "Uma frente fria se afasta do litoral do Rio de Janeiro e deixa algumas nuvens carregadas entre o Rio, Minas e São Paulo.

"Nuvens carregadas voltam a se formar no Sul do Brasil nesta quarta-feira", afirma a previsão. Ainda de acordo com a Climatempo, o sol forte e o tempo seco predominam na Região Nordeste, no Sudeste, em Goiás, leste de Mato Grosso do Sul, leste de Mato Grosso, centro-leste do Pará e no Tocantins.

Também são previstas pancadas de chuva à tarde e à noite no centro-sul, oeste e norte de Mato Grosso do Sul, no centro-sul, oeste e norte de Mato Grosso, oeste do Pará, Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia.

Veja o mapa de previsão de temperatura e de precipitação para os próximos dias: 

Temperaturas - Inmet -93 horas - Inmet - 0710
Fonte: Inmet 


Semeadura de Soja 20/21 em Corbélia- PR. Envio Eng. Agr. Mariana Schecheli
Semeadura de Soja 20/21 em Corbélia- PR. Envio Eng. Agr. Mariana Schecheli​

Guape/MG Enviado por Frank Scanavachi
Guape/MG Enviado por Frank Scanavachi​

Guape/MG Enviado por Frank Scanavachi
Guape/MG Enviado por Frank Scanavachi​

Soja Safra 20/21 em Santa Tereza do Oeste. Envio Fernando Zanotto
Soja Safra 20/21 em Santa Tereza do Oeste. Envio Fernando Zanotto​

Soja Safra 20/21 em Corbelia/PR - enviado por Amauri
Soja Safra 20/21 em Corbelia/PR - enviado por Amauri​

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia
 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Vanderley de oliveira Marcon Marília - SP

    Gostaria de fazer uma reclamação, sou do estado de são Paulo e acompanho diariamente o site Notícias Agrícolas, principalmente as notificações sobre o clima, mas sempre fico frustado pois na maiorias das vezes não vejo notícias do meu estado..., sempre Paraná, santa Catarina, rio grande, mato grosso, mato grosso do sul, minas gerais e sempre meu estado é deixado dele lado, gostaria de ter informações sobre o clima do meu estado mais fico frustado; desde já obrigado.

    7