HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Quinta-feira será marcada por mais temporais em boa parte do país; maiores volumes são esperados para MG

Publicado em 15/10/2020 09:59 e atualizado em 15/10/2020 14:16

LOGO nalogo

A quinta-feira (15) será mais um dia de temporais em várias áreas do Brasil. Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é de chuvas intensas para áreas do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e áreas do Paraná e Santa Catarina. Caso se confirmem, as chuvas darão condição para o produtor de soja começar efetivamente o plantio da próxima safra em todo o Brasil Central. 

Segundo Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, as chuvas sinalizam o retorno efetivo da umidade no Brasil, devido a circulação dos ventos na atmosfera que colabora com a formação de chuvas em boa parte do país. Apenas o Rio Grande do Sul e Nordeste do país não tem previsão de chuvas nas próximas 24 horas. 

"A pressão do ar tem forte queda entre o Brasil e o Paraguai e isto vai estimular mais nuvens carregadas sobre o Sul do Brasil, o Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e o Mato Grosso", complementa a Climatempo. Para o Mato Grosso do Sul, o Cosmo indica chuvas entre 20 e 30 mm em toda área centro-sul do estado.

Falando em volumes, o modelo Cosmo do Inmet sinaliza que as chuvas mais expressivas são esperadas para o leste e sul de Minas Gerais, com acumulados acima de 60 mm nessas áreas. Chove no sul mineiro desde a tarde de quarta-feira (14), inclusive com registro de granizo para diversas cidades, mas segundo produtores, sem grandes problemas para a produção do café. 

"Nesta quinta-feira, 15, e na sexta-feira, 16 de outubro, só não há expectativa de chuva para regiões mineiras próximas da Bahia. Mas a Grande Belo Horizonte e as outras áreas de Minas Gerais terão várias pancadas de chuva até o domingo e com risco de temporais.  Há risco de mais ventania e granizo", destacou a Climatempo. 

Veja a previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta quinta-feira (15), que o Inmet prevê chuvas para boa parte do país até pelo menos a próxima terça-feira, dia 20, com destaque para o centro-sul que deve receber os maiores acumulados. 

Segundo a publicação, na Região Sul, os acumulados de chuva deverão ficar concentrados entre o norte do Rio Grande do Sul e o Paraná. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, é esperada muita chuva no centro-sul do Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, sul de Minas Gerais e em São Paulo, com volumes variando na faixa entre 30 e 80 mm. No Norte, os maiores acumulados deverão ocorrer no oeste do Amazonas e no Acre, com totais entre 20 e 80 mm.

"A previsão numérica para o período de 21 a 29 outubro de 2020 indica chuvas em todas as regiões. Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, há possibilidade de chuvas em todos os estados, com volumes previstos entre 30 e 100 mm", informa o boletim semanal nº 40, que traz a previsão do tempo de 13 a 29 de outubro. 

Veja o mapa divulgado pelo Ministério da Agricultura: 

Inmet - 2010
Fonte: Inmet

Medição NDVI, Universidade de Caxias do Sul, Vacaria-RS. Enviado por Gabriel Silvestrini
Medição NDVI, Universidade de Caxias do Sul, Vacaria-RS. Enviado por Gabriel Silvestrini

Itaiopolis/SC. Enviado por Valter Cleber
Itaiopolis/SC. Enviado por Valter Cleber

Quinze de novembro/RS. Enviado por Rodrigo Wollmann
Quinze de novembro/RS. Enviado por Rodrigo Wollmann​

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário