HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Previsão do tempo: Temporais avançam pelo Centro-Norte do país nesta quarta-feira

Publicado em 28/10/2020 10:49 e atualizado em 28/10/2020 11:19

LOGO nalogo

A quarta-feira (28) será marcada por temporais avançando pelo centro-norte do país. "No decorrer da quarta-feira, muitas outras áreas de instabilidade se formam por quase todo o Brasil e  provocam chuva, mas com risco de  chuva forte e ventania", destacou a previsão da Climatempo. 

De acordo com o modelo Cosmo, do Insituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os maiores volumes são esperados para o leste do Mato Grosso - com precipitação entre 20 e 40 mm, norte de Goiás - entre 20 e 30 mm, sul do Tocantins - 20 e 30 mm e norte de Minas Gerais, onde as precipitações podem ficar entre 40 e 60 mm. 

As demais áreas do Centro-Oeste também podem receber chuvas, porém com volumes mais baixos. Para as próximas 24 horas, o modelo indica ainda condição de chuvas para o oeste da Bahia, com precipitação entre 20 e 30 mm. 

"Alerta para temporais em Roraima em todo o centro-oeste do Amazonas, no centro-oeste e norte de Mato Grosso do Sul, no centro, sul e leste de Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, no sul do Tocantins, no centro-oeste e sul da Bahia e no norte/noroeste de Minas Gerais", reforçou a Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias:

Próximos dias - Inmet - 2810
Fonte: Inmet

 

 

As previsões brasileiras vão de encontro com os modelos americanos. A atualização do modelo GFS, divulgada nesta quarta-feira (28) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), também sinaliza chuvas volumosas para o Centro-Norte do Brasil. De acordo com o modelo, os maiores volumes são esperados para áreas do Matopiba e Sudeste, com até 125 mm. 

Já para o período entre 5 e 13 de novembro, o modelo segue indicando chuvas para o Brasil Central, porém com volumes mais baixos. Para este período, o modelo indica redução dos volumes para o Nordeste Brasileiro e também pouca chuva para a parte sul do país. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 

NOAA - 2810
Fonte: NOAA 

 


Fonte: NOAA
 

A tendência é que um novo sistema avance pelo Mato Grosso do Sul a partir de quinta-feira (29), aumentando a chance de volumes expressivos para o estado no final de semana. O Cosmo, até as 10h47 (horário de Brasília), desta quarta-feira, indicava precipitação acima dos 70 mm para o extremo sul do MS entre quinta e sexta-feira. O modelo indica ainda o avanço do sistema para o Sudeste e Centro-Oeste nos próximos dias. 

A frente também deve influenciar o retorno das chuvas para o norte do Paraná, com precipitação entre 20 e 30 mm em toda área. Já Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o tempo deve continuar estável nos próximos dias.

Veja o mapa de previsão de chuvas para o dia 29 no MS: 

Chuvas MS previsão para 29/10
Fonte: Inmet 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário