HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Previsão do tempo: Mato Grosso do Sul volta a ficar em alerta de chuvas fortes nesta quinta-feira

Publicado em 29/10/2020 10:14 e atualizado em 30/10/2020 16:00

LOGO nalogo

As previsões meteorológicas indicam que a quinta-feira (29) será marcada por muita chuva no Mato Grosso do Sul. Segundo Olívio Bahia, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a instabilidade aumentou de maneira expressiva na região, deixando o estado em alerta para temporal com chance de granizo. 

Falando em volumes, o modelo Cosmo do Inmet indica para precipitação de até 125 milímetros no extremo sul do estado. Para as demais áreas, a tendência também é de chuva volumosa, com precipitação entre 20 e 40 mm. A tendência é de chuvas também para o sul do Mato Grosso, norte do Paraná e oeste de São Paulo, com precipitação prevista entre 20 e 40 mm nessas áreas. 

De acordo com a Climatempo, a situação é de perigo. Há risco de temporais, chuva forte e volumosa, condições atmosféricas favoráveis para ocorrência de vendaval e muitos raios a qualquer hora no centro-sul e oeste de Mato Grosso do Sul, inclusive na capital Campo Grande, em Ponta Porã, na divisa do estado com o Paraná e toda a região do pantanal.

A tendência é que as chuvas continuam volumosas em todo o Centro-Oeste até, pelo menos, o próximo domingo, dia 1º de novembro. Com o avanço das áreas de instabilidade mais ao norte do Brasil, os modelos começam a sinalizar a formação de um corredor de umidade abrangente, voltando ainda as condições de chuvas volumosas também para Minas Gerais, onde a precipitação pode chegar a 70 mm. 

"Até, o próximo domingo, 01, o acumulado de chuva é significativo na região Centro-Oeste. A partir de sexta-feira, a chuva é volumosa em Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal", destaca a Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias: 

93 horas - Inmet - 2910
Fonte: Inmet 

 

A atualização do modelo GFS, de previsão mais estendida para todo o Brasil, segue indicando volumes expressivos de chuvas para todo o Centro-Norte do Brasil nos próximos sete dias. 

De acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), parte do Sudeste e Nordeste podem ter acumulados acima dos 100 mm. A previsão também segue indicando boas chuvas para o Centro-Oeste, com precipitação entre 80 e 100 mm. 

Já para o período entre 6 e 14 novembro, o GFS segue indicando chuvas mais volumosas para Minas Gerais e condição de chuvas para todo o Centro-Oeste, entre 60 e 80 mm. Para este período, o modelo também sinaliza o retorno de chuvas para o Rio Grande do Sul, com precipitação de até 60 mm. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 

NOAA - 2910
Fonte: NOAA 

 


Campina da Lagoa/PR Foto: Gilvani Zandonatto
Campina da Lagoa/PR Foto: Gilvani Zandonatto​

Itaipulâdia/PR. Foto: Jaime de Moura
Itaipulâdia/PR. Foto: Jaime de Moura

Campo Novo/RS. Foto: Rogerio Dallagnese
Campo Novo/RS. Foto: Rogerio Dallagnese​

Campina da Lagoa/PR Foto: Gilvani Zandonatto
Campina da Lagoa/PR Foto: Gilvani Zandonatto​

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia
 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário