HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Terça-feira com muita chuva no Matopiba e Nordeste; áreas do Sudeste podem ter queda de granizo

Publicado em 03/11/2020 10:21 e atualizado em 03/11/2020 11:01
Tocantins e oeste da Bahia devem receber os maiores volumes nas próximas 24 horas

LOGO nalogo

De acordo com as previsões mais recentes do Insituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a terça-feira (3) será marcada por muita chuva em áreas do Matopiba, Nordeste e Norte do Brasil. As áreas de instabilidade ganham força nas próximas 24 horas, além de uma frente fria em atuação no oceano que aumenta as condições de chuvas. 

Falando em volumes, o modelo Cosmo do Inmet sinaliza boas chuvas para todo o Matopiba nas próximas 24 horas. As previsões indicam chuvas para todo o Tocantins, com precipitação entre 20 e 30 mm. Oeste da Bahia pode receber chuva de até 60 mm. No Maranhão e no Piauí, a tendência também é de chuva, com volumes entre 20 e 40 mm. 

De acordo com a Climatempo, nuvens  bastante carregadas se espalham pelo interior do Nordeste e provocam muita chuva até no sertão. "Durante esta terça-feira, esta frente fria vai se afastando da Bahia, mas o Nordeste vai continuar com muita nebulosidade. Nuvens pesadas ainda crescem sobre o Norte, em parte do Centro-Oeste e até do Sudeste", afirma a previsão. A Climatempo destaca ainda alerta para temporais na faixa norte do Pará, todo o centro-sul do Maranhão, no interior dos demais estados do Nordeste. 

De acordo com a meteorologista Naiane Araújo, do Inmet, entre a tarde e a noite desta terça-feira (3) podem voltar acontecer pancadas de chuvas em áreas do Sudeste, destacando a Serra da Mantiqueira, capital Paulista e sul de Minas Gerais. "Podemos ter inclusive queda de granizo nessas regiões, o que é característico da estação", comenta a meteorologista. 

Durante esta semana, as chuvas mais expressivas devem ficar restritas a parte mais alta do país, enquanto o Centro-Sul pode voltar a registrar apenas chuvas isoladas. Já para o sul do Brasil a tendência é de tempo estável até pelo menos dia 9, próxima segunda-feira. 

Veja a previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 0311
Fonte: Inmet 

 

As previsões do Inmet vão de encontro com as projeções internacionais. A atualização do modelo GFS, divulgada nesta terça-feira (3) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) também indica chuvas intensas para áreas do Matopiba até dia 11 de novembro. 

O NOAA mostra ainda condição de chuva para a costa leste brasileira, com precipitação entre 50 e 60 mm para o leste do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e chuvas isoladas para o Centro-Oeste. 

Já para o período entre o dia 11 e 19 de novembro, a tendência é do retorno das chuvas para o Centro-Sul do brasil. O modelo GFS volta a indicar chuvas acima dos 100 mm para Minas Gerais e também o retorno das chuvas para todo o Centro-Oeste, com precipitação entre 60 e 90 mm, além de chuvas para Santa Catarina e Paraná - com volumes entre 50 e 60 mm. Já para o Rio Grande do Sul o modelo indica chuvas com baixos volumes para a maior parte do estado. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 

NOAA - 0311
Fonte: NOAA 

 

Ribeirão do Sul/SP Foto: Dione Felix da Silva
Ribeirão do Sul/SP Foto: Dione Felix da Silva

Ribeirão do Sul/SP Foto: Dione Felix da Silva
Ribeirão do Sul/SP Foto: Dione Felix da Silva​

Campo Santo/RS Foto: Fabricio José Weber
Campo Santo/RS Foto: Fabricio José Weber

Campo Santo/RS Foto: Fabricio José Weber
Campo Santo/RS Foto: Fabricio José Weber​​

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia


 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário