HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chuvas continuam intensas no Norte e Nordeste, enquanto Centro-Sul do país permanece com massa de ar seco

Publicado em 05/11/2020 10:16 e atualizado em 05/11/2020 14:23
Áreas de instabilidade podem favorecer chuvas pontuais na região Sudeste nesta 5ª

LOGO nalogo

A quinta-feira (5) será mais um dia de chuvas intensas para o Norte e Nordeste do Brasil. Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o canal de umidade segue com forte atuação sobre essas áreas, com previsão de chuvas expressivas para as duas regiões. 

Falando em volumes, o modelo Cosmo indica chuvas de até 60 mm no noroeste da Bahia. Já no oeste do estado, a tendência de chuvas entre 20 e 40 mm nas próximas 24 horas. 

Ainda na área do Matopiba também continuam previstas chuvas em todo o estado do Tocantins, sendo os maiores acumulados previstos para o centro-norte do estado, com precipitação entre 20 e 30 mm. Os modelos mostram ainda condição de chuvas para o Maranhão e Piauí, porém com volumes mais baixos. 

De acordo com a Climatempo, Roraima, Manaus, Pará e Tocantins têm alerta para temporais nesta quinta. "Na Região Nordeste, alerta para temporais o sul do Maranhão e do Piauí e em praticamente toda a Bahia", complementa a previsão. 

Áreas de instabilidade também continuam em atuação em áreas do Sudeste. De acordo com Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, o sul de Minas Gerais e toda a faixa lesta da área sudeste podem receber pancadas de chuvas nas próximas 24 horas, consequência de um vórtice em atuação no oceano. 

De modo geral, o Centro-Sul do Brasil segue com uma massa de ar seco predominante. "Já que o corredor de umidade está muito bem formado e concentrado na parte norte do país, a massa de ar seco segue firme nas demais áreas. Eventualmente isso pode acontecer na Primavera", afirma Naiane Araújo. 

Além de impedir a formação de chuvas, a massa de ar seco também derruba de maneira expressiva a umidade relativa do ar, que deve ficar entre 15 e 20% em todo o Centro-Oeste nesta quinta. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias: 

93 horas - Inmet - 0511
Fonte: Inmet


 

A atualização do modelo GFS, divulgada nesta quinta-feira (5) pela Admiministração Atmosférica e Oceânica (NOAA), começaram a indicar o retorno de chuvas mais expressivas para o Sudeste brasileiro e também em áreas do sul.

No período entre 5 e 13 de novembro, o NOAA mostra precipitação entre 80 e 100 mm para áreas do Sudeste e Matopiba. Já para o Centro-Oeste, a tendência é do retorno das chuvas para o Mato Grosso do Sul, com volumes entre 40 e 50 mm. Os mesmos volumes são previstos para o centro-norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Já para o período entre 13 e 21 de novembro, o modelo passa a mostrar chuva abrangente para todo o país, com exceção de áreas do Nordeste. Segundo a previsão estendida, o Sudeste deve ficar com os maiores volumes de chuvas no período. A tendência também é do retorno das chuvas para todo o Centro-Oeste e Sul do Brasil, com volumes entre 60 e 100 mm nessas áreas.

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 

NOAA - 0511
Fonte: NOAA 


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário