HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chuvas retornam ao Centro-Sul do Brasil com previsão de pancadas e chance de raios

Publicado em 09/11/2020 09:54
Massa de ar seco invade Nordeste e Matopiba após uma semana de chuvas mais expressivas

LOGO nalogo

Conforme já indicavam as previsões, a umidade começa a voltar para o Centro-Sul do Brasil nesta semana. "O ar úmido está se espalhando novamente sobre o Sul, Sudeste e o Centro-Oeste e muitas nuvens voltam a se formar sobre estas Regiões, destacou a previsão da Climatempo. 

Além do retorno da umidade, a circulação de ventos também ajudam na formação de nuvens carregadas pela região sul do Brasil e também no Paraguai, que devem avançar no decorrer do dia em direção ao Mato Grosso do Sul e São Paulo. "As pancadas de chuva com raios ocorrem a qualquer hora nestas regiões. No decorrer do dia, as áreas de instabilidade avançam sobre o estado de São Paulo, onde chove forte a partir da tarde", complementa a Climatempo. 

Falando em volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), sinaliza chuvas mais expressivas a partir de terça-feira (10) em várias áreas do país. Na região sul, os volumes mais expressivos são previstos em áreas do norte do Rio Grande do Sul, com precipitação entre 20 e 30 mm. As mesmas condições são esperadas para regiões de Santa Catarina. Há previsão de chuvas para o Paraná, porém com volumes mais baixos.

O extremo sul do Mato Grosso do Sul deve receber chuvas entre 20 e 60 mm. A tendência é que as chuvas subam mais ao norte do estado, também com volumes expressivos, conforme a evolução do sistema. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias: 

93 horas - Inmet - 0911

Já no Sudeste, os maiores volumes são esperados para o sul de Minas Gerais, onde a precipitação pode chegar 50 mm em algumas áreas. A previsão também indica condição de chuvas para o centro-norte de São Paulo, com precipitação prevista entre 20 e 30 mm. 

Ainda de acordo com a Climatempo, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, o estado do Rio De Janeiro e a maioria das áreas de Minas Gerais e do Espírito Santo vão ter períodos com sol, calor e pancadas de chuva com raios principalmente no período da tarde e à noite. 

Para a parte mais alta do Brasil, as previsões indicam que uma massa de ar seco voltou a ganhar forças, minimizando as chances de chuvas para o Nordeste e também área do Matopiba. A tendência é que toda área permaneça com tempo estável na próxima semana, após bons volumes registrados nos últimos dias.

De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, os maiores volumes de chuvas foram registradas em áreas do Matopiba.

O extremo sul do Tocantins recebeu volumes entre 30 e 40 mm, enquanto o centro-norte do Tocantins teve chuva entre 20 e 30 mm.Também choveu em áreas da Bahia, com precipitação entre 20 e 30 mm. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 3 dias: 

Últimos 3 dias - Inmet - 0911
Fonte: Inmet 

c
Rafael Xavier Peruzzo em Barracão (RS). Envio de Greti Xavier

Foto em Amambai (MS). Envio de Ricardo Bonamigo
Foto em Amambai (MS). Envio de Ricardo Bonamigo​

Família Mansano, plantio de soja na Fazenda Vale da Bonança, em São Pedro do Turvo (SP). Envio de Jetro Mansano Inigo
Família Mansano, plantio de soja na Fazenda Vale da Bonança, em São Pedro do Turvo (SP).
Envio de Jetro Mansano Inigo

Foto em Aparecida do Rio Negro (TO). Envio de Álex Bordignon
Foto em Aparecida do Rio Negro (TO). Envio de Álex Bordignon

Geada Campos Novos (SC).
Geada Campos Novos (SC)

Colheita de centeio em Dorizon (PR).Envio de Welbert Bednarchuk
Colheita de centeio em Dorizon (PR). Envio de Welbert Bednarchuk​

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • wenderson lambert pouso alegre - MG

    Cadê as chuvas torrenciais aqui em Pouso Alegre que estavam anunciado o fim de semana todo???, choveu em volta em varias cidades, mas aqui so um chuvisqueiro, alias, este ano, as previsoes estao mais furadas que pneu velho, nao acertam nada...

    0