HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Inmet: Previsão indica chuva com chances de granizo, ventania e descarga elétrica no Brasil Central

Publicado em 08/12/2020 10:33 e atualizado em 08/12/2020 13:54
Maiores volumes são previstos para Minas Gerais nesta terça-feira (8)

LOGO nalogo

A  Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), em atuação no Brasil Central desde segunda-feira (8), continuará favorecendo a formação de instabilidade e chuvas em toda a região nas próximas 24 horas. Segundo Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, as chuvas podem chegar acompanhadas de granizo, rajadas de ventos e descarga elétrica em algumas áreas. 

Falando em volumes, o modelo Cosmo indica que os maiores volumes serão registrados em Minas Gerais, sobretudo na Zona da Mata Mineira onde os acumulados podem chegar a 60 mm. As demais áreas do estado devem receber chuvas entre 20 e 40 mm. Ainda no Sudeste, também são previstas chuvas para o norte de São Paulo e no Rio de Janeiro, com acumulado entre 20 e 30 mm. 

No Centro-Oeste, a previsão indica chuvas para todo o estado de Goiás e Mato Grosso, com acumulados de até 30 mm. "Para Minas Gerais, Rio de Janeiro e centro-sul de Goiás, mantemos o alerta pra queda de granizo, acumulados entre 30 e 50 mm, rajadas de ventos de 60 a 100km/h e chances de descarga elétrica", afirma Mamedes. A tendência é de chuvas volumosas em todo Brasil Central até, pelo menos, a próxima quinta-feira, dia 10.

Segundo a previsão da Climatempo para esta terça-feira (8), o Nordeste do Brasil também devem registrar chuvas. "pancadas de chuva acontecem por todo Maranhão, em Teresina, no centro-norte, no sul e oeste do Piauí. Também tem previsão de pancadas de chuva para todo o centro-oeste e sul da Bahia", afirma a consultoria. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 0812
Fonte: Inmet 

 

As previsões do Inmet vão de encontro com as previsões da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA). A atualização do modelo GFS, divulgada nesta terça-feira (8), continua indicando as chuvas mais volumosas para Minas Gerais, com precipitação entre 100 e 125 mm nos próximos sete dias. 

No período entre 8 e 16 de dezembro, o NOAA também prevê umidade abrangente para todo o Centro-Oeste, com precipitação entre 70 e 90 mm. Apenas a região Nordeste do país não deve receber chuvas no período. Já para a região sul, a previsão indica para acumulados entre 50 e 60 mm nos três estados, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul que deve permanecer com tempo estável. 

Já entre os dias 16 e 24 de dezembro, o NOAA traz chuvas para todo o Brasil. Mantém a condição de chuva para Sudeste e Centro-Oeste, além de indicar chuvas para todas áreas da região sul e o retorno da umidade para o Nordeste.

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA - 0812

Fonte: NOAA 

 

Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, os maiores volumes de chuvas foram registrados em Minas Gerais e no Rio de Janeiro nas últimas 24 horas.

No estado mineiro foram registrados acumulados entre 20 e 25 mm no oeste, leste e sul do estado. Já no Rio de Janeiro, o mapa indica que choveu em todo o estado, com precipitação entre 20 e 30 mm. 

Também foram registradas chuvas no sul de Goiás, com precipitação entre 15 e 25 mm. Os mesmos volumes foram registrados em chuvas pontuais no Mato Grosso. 

Na parte sul do Brasil, choveu apenas na faixa litoranea, com precipitação entre 15 e 20 mm nos três estados.  

Veja a precipitação acumulada nas últimas 24 horas: 

24 horas - Inmet - 0812
Fonte: Inmet 


Franca/SP Foto: Júlio César Nogueira Pimentel
Franca/SP Foto: Júlio César Nogueira Pimentel

Lavoura em desenvolvimento após chuvas em Palotina -PR Foto: Celso
Lavoura em desenvolvimento após chuvas em Palotina -PR Foto: Celso

Paulo Marcelo Adamek - Itaiópolis SC
Paulo Marcelo Adamek - Itaiópolis SC

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário