HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Previsão do tempo: Sexta-feira ainda tem condição de chuvas volumosas para o Brasil Central

Publicado em 11/12/2020 09:57 e atualizado em 11/12/2020 10:51
Ventos em médios e altos níveis da atmosfera ainda favorecem o crescimento de nuvens carregadas, sobretudo no Sudeste

LOGO nalogo

A previsão do tempo, para as próximas 24 horas, seguem indicando os maiores volumes de chuvas para o Brasil Central. A tendência é de um enfraquecimento da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) nos próximos dias, mas a configuração de ventos em médios e altos níveis da atmosfera ainda favorecem o crescimento de nuvens carregadas, sobretudo no Sudeste do Brasil, de acordo com a Climatempo. 

"As áreas de instabilidades ainda continuam ativas no Espírito Santo, e em grande parte de Minas Gerais. A chuva ainda é forte e volumosa com alerta de temporal que pode causar transtornos", afirma a consultoria. Já para São Paulo e sul e norte de Minas Gerais e áreas do Rio de Janeiro, a previsão mostra condição de pancadas moderadas a fortes com raios na tarde desta sexta-feira (11). 

Falando em volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas entre 20 e 30 mm para Minas Gerais, áreas do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em São Paulo a tendência é de chuvas mais baixas. 

No Centro-Oeste, a previsão é de chuvas entre 20 e 30 mm no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A atualização do modelo trouxe ainda o retorno da umidade para o Mato Grosso do Sul, que permaneceu com tempo estável nos últimos dias. O modelo mostra ainda condição de chuvas para áreas do Matopiba, porém com volumes baixos. 

"No Mato Grosso do Sul, o ar seco perde força. O sol aparece e esquenta rápido. O forte aquecimento associado a presença de umidade favorecem o crescimento de nuvens e a ocorrência de pancadas de chuva isoladas a partir da tarde de moderada a forte intensidade com raios", destaca a Climatempo. 

A partir desta sexta-feira, segundo o Cosmo, chuvas com volumes baixos também voltam a ser esperadas na região sul do Brasil. A partir de domingo, dia 13, o estado do Paraná pode receber chuvas de até 30 mm. 

Neste mesmo dia, um novo sistema deve entrar pelo sul do Rio Grande do Sul, aumentando então a umidade também em Santa Catarina. O modelo sinaliza para a junção dos dois sistema, elevando as condições chuvas a partir de segunda-feira (14), em toda área e com precipitação entre 20 e 40 mm na região.

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 1112
Fonte: Inmet 

 

A atualização do modelo GFS, divulgada nesta sexta pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), segue mantendo as previsões de chuvas no Sudeste do Brasil, com precipitação entre 11 e 19 de dezembro, com até 100 mm. 

Assim como o Cosmo, o NOAA também traz a previsão do retorno das chuvas para o Mato Grosso do Sul, com precipitação entre 90 e 100 mm. A tendência é de chuva em todo o Centro-Oeste no período. O NOAA indica ainda chuvas para a parte sul do Brasil, com acumulado entre 60 e 80 mm para os três estados. 

Já para o período entre 19 e 27 de dezembro, o modelo norte-americano mantém condição de chuvas para o Brasil Centro e sinaliza para chuvas no Matopiba, com precipitação entre 80 e 100 mm. Para a região sul, o NOAA indica chuvas para os três estado, mas com volumes mais baixos. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil:  

NOAA - 1112
Fonte: NOAA 


 

Últimos cinco dias

Conforme indicavam as previsões, a semana foi marcada pelo retorno de chuvas mais significativas para o Brasil Central. Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, os maiores volumes foram registrados no Sudeste do Brasil.

Choveu em todo o estado de Minas Gerais, com precipitação entre 20 e 100 mm. Segundo o Inmet, os menores volumes foram registrados na região norte do estado. No Rio de Janeiro o acumulado é de 100 mm na semana, enquanto o centro-sul do Espírito Santo teve chuvas entre 50 e 60 mm.

Na região Centro-Oeste, os maiores volumes foram registrados no Mato Grosso e em Goiás, com acumulado entre 20 e 30 mm. Chuvas pontuais, com 50 mm, também foram registradas nos dois estados. Já no Mato Grosso do Sul, os volumes foram mais baixos, com acumulado de até 20 mm. 

Voltou a chover em áreas do Matopiba. Segundo o Inmet, o Tocantins teve acumulado de 60. Nos demais estados foram registradas chuvas com volumes mais baixos e ainda irregulares. 

Já no sul do Brasil, choveu de forma mais abrangente no Paraná e em Santa Catarina, com precipitação entre 20 e 25 mm. No Rio Grande do Sul as chuvas não registraram acumulado expressivo. 


Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 5 dias:

Últimos 5 dias - Inmet - 1112
Fonte: Inmet 

Clevelândia/PR Foto: Luciano Bonetti
Clevelândia/PR Foto: Luciano Bonetti

Alex Zamonaro Foto: Rio Verde/GO
Alex Zamonaro Foto: Rio Verde/GO

Alex Zamonaro Foto: Rio Verde/GO
Alex Zamonaro Foto: Rio Verde/GO

Alex Zamonaro Foto: Rio Verde/GO
Alex Zamonaro Foto: Rio Verde/GO

Alex Zamonaro Foto: Rio Verde/GO
Alex Zamonaro Foto: Rio Verde/GO

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário